Obstruções

 

Grande parte dos entupimentos (obstruções) nos ramais prediais de esgoto são decorrentes do mau uso do sistema.

Quando o SANEP é chamado para desobstruir esgotos, são encontrados nas redes, ramais prediais e caixas adicionais, objetos indesejáveis como panos, madeiras, sapatos, tubos de detergente e água sanitária, sacos de leite, estopa, toalhas, brinquedos, restos de comida, fraldas descartáveis, absorventes, resíduos de limpeza de caixa de gordura, etc...

Nas redes públicas os entupimentos ocorrem pela deposição de material no interior das canalizações de esgoto, principalmente lixo. Outro motivo é o aparecimento de objetos estranhos nas redes, tais como, raízes e galhos de árvore. Os poços de visita também estão sujeitos a entupimento.

As principais causas são:

  • Tampa quebrada e caída no poço de visita; terra, areia, pedras e sujeira que penetram o poço de visita; poço demolido por deslocamento do solo devido ao tráfego intenso de veículos; canalização da rede pluvial danificada com ligação para a rede cloacal.

Como evitar entupimentos:

  • Não jogue papel, plástico, comida, cabelos, tecidos e outros materiais no vaso sanitário, o mesmo serve para a pia, lembre-se do cesto de lixo.
  • As tampas dos poços de visita não devem ser retiradas para o escoamento da água da chuva. A terra, a areia e as sujeiras são arrastadas na correnteza podem provocar o entupimento da rede.
  • Procure também cuidar para que as tampas não sejam quebradas.