Água e Saúde

 

A água está presente em todo o organismo: na lágrima, que limpa e hidrata os olhos; nas juntas e articulações, permitindo movimentos suaves; na saliva, que lubrifica a boca; na pele, mantendo-lhe a hidratação natural. A distribuição é harmônica: uma parte circula livremente pelo corpo, outra vai para o sangue e depois para os órgãos. Através da microcirculação, é encaminhada ao meio intercelular, onde ficam as células. Daí, migra para as tres camadas da pele: epiderme, derme e hipoderme. Cerca de 70% do corpo humano é formado de água.

Beber muita água, 1,5 a 2 litros por dia, é o primeiro cuidado para quem deseja manter-se saudável. Quando se bebe água, a filtragem dos rins torna-se mais eficiente, eliminando mais toxinas. Ela também ajuda a combater a flacidez, pois aumenta o metabolismo celular.

Ao praticar esportes eliminamos líquidos. Em uma hora de exercícios, podemos perder até um litro de água.

O banho diário também é outra forma de manter a saúde. A temperatura do banho deve ficar entre o morno e o frio.

Perdemos por dia em condições normais:

  • Respiração: 0,4 litro
  • Urina: 1,2 litros
  • Transpiração: 0,6 litro
  • Evacuação: 0,1 a 0,3 litro
  • Total (aproximadamente): 2,5 litros

Quanto precisamos repor por dia:

  • Bebendo água: 1,5 a 2,0 litros
  • Ingerindo alimentos: 1,0 litro

Perigo de desidratação

  • Quando perdemos um litro de água sentimos sede;
  • Quando perdemos 2 litros de água, temos sede, cansaço e fadiga;
  • Quando perdemos 3 litros de água, temos a formação de um processo de desidratação e risco de vida.

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