Destinação Final

 

Aterro Controlado

Com atividades encerradas desde 2012, o Aterro Controlado de Pelotas, localizado na Colina do Sol passa atualmente por processos de manutenção/conservação obrigatória, conforme legislação específica. Estas ações englobam a vigilância 24 horas, Estação de Tratamento de Lixiviados, manutenção de taludes, drenos de gás e de lixiviados. Atualmente os resíduos coletados no município têm como destinação a Estação de Transbordo, de onde são encaminhados ao Aterro Sanitário particular Metade Sul, localizado no município de Candiota.

Estação de Transbordo

Com projeto para a construção e lançamento de edital de Concorrência Pública para exploração lançado no final do ano de 2011 e obras de execução concluídas em fevereiro de 2012, a Estação de Transbordo é o local utilizado desde o encerramento das atividades do Aterro Controlado para a destinação de resíduos produzidos no município. Administrado pela empresa Meio Oeste Ambiental é composto por uma balança rodoviária, pátio coberto de descarga e carregamento com piso impermeável, sistema de contenção de percolado e lavagens, sistema de tratamento do percolado, área administrativa, além da guarita que permite somente a entrada de pessoas autorizadas em suas dependências. Deste ponto os resíduos são encaminhados para o Aterro Sanitário Metade Sul, localizado em Candiota, a 150 km de Pelotas.


Apesar de um incessante trabalho desenvolvido pelo SANEP no sentido de Pelotas possuir um novo local para a deposição de resíduos, todas as tentativas da Autarquia nesse sentido não se concretizaram em função da falta de área útil adequada a esta necessidade. Como sabemos Pelotas possui um imenso potencial hídrico e que se espalha por boa parte da área física do município. Estes grandes mananciais são os responsáveis pela captação de água bruta e, consequentemente, pelo abastecimento de água do município. Em função disso, foram prospectadas 22 áreas com o objetivo de se implantar um novo aterro, porém todas elas esbarraram na possibilidade de contaminação dos cursos d’água existentes, o que implicaria em risco para o abastecimento de água e para a sanidade da população. Diante do quadro, a alternativa mais viável encontrada foi o encaminhamento dos resíduos para o Aterro Sanitário Metade Sul, que dista 150 km de Pelotas.

Aterro Sanitário Metade Sul (Candiota)

Local de destinação final dos resíduos produzidos no município. Possui área útil e licenciada de 225.800.00 m2 e capacidade para receber 1000 toneladas/dia de resíduos, possui vida útil estimada de 15 anos. Administrado pela empresa Meio Oeste Ambiental, proprietária da área.