Sistema de Tratamento

 

Sistema de esgotos sanitário é o conjunto de obras e instalações destinadas a propiciar a coleta, condução, condicionamento e tratamento quando necessário.

Tipos de tratamento

Rede de esgotos - Sistema de Coletores Públicos que desembocam em Coletores Gerais, que por sua vez convergem para as Estações de Recalque Final e para as Usinas Elevatórias de Esgoto.

Fossas sépticas - São unidades de tratamento primário de esgotos, onde há a separação da fração sólida da líquida, acumulando sólidos e digerindo limitadamente a matéria orgânica.

Sumidouros - São unidades que recebem a parte líquida das fossas sépticas com a função de permitir sua infiltração no solo, construídos com tijolo em crivo ou concreto perfurado.

Lagoas de Estabilização - São grandes tanques escavados no solo nos quais os esgotos fluem continuamente e são tratados por processos naturais com bactérias e algas que decompõem a matéria orgânica. Mais Informações

Reator Anaeróbio de Leito Fluidizado (RALF) - São unidades de tratamento em que no seu interior se processa uma reação biológica em cadeia decompondo e estabilizando a matéria orgânica pela ação de microorganismos anaeróbios (sem oxigenio). Mais Informações

ETE Laranjal

O SANEP inaugurou no dia 19 de dezembro de 2007 a Estação de Tratamento de Esgoto do Laranjal, localizada Av. Senador Joaquim Augusto Assumpção, esquina Nova Prata.

Nessa primeira etapa do sistema de esgotos foram construídas 15 km de redes coletoras atingindo 1200 residencias, 4 estações elevatórias e a ETE com reatores anaeróbios, filtros biológicos, leitos de secagem de lodo e área para um banhado com tratamento complementar. Esse tratamento atinge um índice de 85% de eficiencia no tratamento dos despejos.

A implantação desse sistema irá amenizar o problema de poluição na praia, reduzindo a carga orgânica e o índice bacteriológico dos efluentes.