SANEP

 

Histórico

Em 14 de setembro de 1861, Ângelo Cassapi propôs um contrato para fornecimento de água de um poço artesiano, que seria levada as casas por encanamento de ferro. Foi esta a primeira tentativa de um serviço de abastecimento e distribuiçao de água em Pelotas. Esse serviço foi aperfeiçoado através dos anos, e em 25 de outubro de 1965 foi criado pela lei no 1.474 o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), como entidade autárquica municipal, dispondo de autonomia econômico-financeira e administrativa. Competia-lhe com exclusividade operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável, de esgotos sanitários e os de fossa sépticas e móveis; estudar, projetar e executar as obras relativas aos sistemas públicos de abastecimento de água potável e de esgotos sanitários; lançar, fiscalizar e arrecadar as tarifas dos serviços de água e esgotos; defender os cursos de água do município contra a poluiçao; e exercer quaisquer outras atividades relativas a água e esgotos.

O SAAE tinha um Conselho Deliberativo, como órgao supervisor, e uma Diretoria Geral, como órgao executivo. Os representantes classistas tinham mandato de dois anos, podendo ser renovado, sempre nomeados pelo Prefeito Municipal. Para o quadro funcional, os empregados eram contratados pela Consolidaçao das Leis do Trabalho (CLT).

A receita do SAAE provinha de taxas, contribuiçoes, auxílios, subvençoes e créditos especiais, juros, alienaçao de materiais, cauçoes e depósitos, doaçoes, tarifas e remuneraçoes decorrentes do serviço de água e esgotos, instalaçao, reparo, aferiçao, aluguel e conservaçao de hidrômetros, serviços referentes a ligaçoes de água e de esgotos, prolongamento de redes por conta de terceiros, multas, etc. As tarifas eram fixadas em percentuais sobre o salário mínimo da regiao.

Em 02 de maio de 1984, pela lei no 2.838, sancionada e promulgada pelo entao Prefeito de Pelotas foi alterada a denominaçao do serviço de saneamento SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) para SANEP (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas). A partir desta data, o SANEP passa a ser responsável pela captaçao, tratamento e distribuiçao de água potável, coleta e tratamento de esgotos sanitários e coleta e destinaçao do lixo. Em agosto de 2002, o SANEP recebeu da Prefeitura Municipal de Pelotas, por decreto, o dever de cuidar do Sistema Pluvial da cidade.

SANEP hoje

O SANEP é responsável, nesta cidade, pela captaçao, tratamento e distribuiçao de água potável, coleta e destinaçao do lixo e coleta e tratamento de esgotos sanitários e pela drenagem urbana. O SANEP conta hoje com 872 (out. 09) funcionários que atuam nos diversos departamentos, divisoes e setores da Autarquia. A partir do ano 2000, a contrataçao é efetuada mediante concurso público, e o regime de trabalho é baseado no Estatuto (lei municipal no 3.008), podendo ocorrer contrataçoes emergenciais, quando necessário.

Missão

Universalizaçao dos serviços públicos de saneamento básico a populaçao, contribuindo para a melhoria de sua qualidade de vida, através da excelencia nos serviços prestados, balizando suas açoes na viabilizaçao da autarquia e na sustentabilidade do meio ambiente.

Visão

Ser reconhecido internacionalmente pela eficiencia dos serviços prestados, levando saneamento básico a toda populaçao pelotense. Buscar e desenvolver novas tecnologias, que possibilitem ao Sanep permanente aperfeiçoamento dos serviços prestados.

Promover a educaçao sócio-ambiental da comunidade.

Investir no crescimento profissional de seus colaboradores, buscando a competencia do quadro funcional.

Valores

Ser ético e comprometido com o desenvolvimento da autarquia.

Incentivar e manter o clima de respeito e cordialidade no ambiente de trabalho.

Valorizar o trabalho em equipe, aprimorando os relacionamentos interpessoais, visando o bem comum da autarquia, funcionários e populaçao.

Zelar pela satisfaçao do quadro funcional.

CONTATO

SANEP – Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas Rua Félix da Cunha, 649/653
Cep 96010-000 – Centro/Pelotas/RS
Telefone Geral: (53) 3026.1144
Emergência: (53) 115 ou (53) 3025.3797
sanep@pelotas.com.br