ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Cadastro de acamados com comorbidades já está disponível

Vacinação em domicílio é exclusiva para pacientes acamados com as comorbidades previstas no Plano Estadual, restritos ao leito, com idades entre 59 e 18 anos

Por Marina Amaral 13-05-2021 | 16:53:23

A plataforma para cadastro de pessoas acamadas que possuem as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação já está disponível no site da Prefeitura de Pelotas. A imunização em domicílio, contra o coronavírus, para quem está impedido de sair de casa, é exclusiva para o público com idades entre 59 e 18 anos e seguirá o calendário organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dividido por faixa etária. A empresa responsável por desenvolver o sistema é a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel). A página pode ser acessada aqui.

Poderão se registrar para receber a vacina:

- pessoas com as comorbidades definidas, que estão listadas abaixo, restritas ao leito; e

- pessoas com Deficiência Permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), restritas ao leito.

Para efetuar o registro na plataforma, os pacientes ou seus responsáveis têm de informar dados pessoais de quem será vacinado - como nome, idade e endereço - e qual comorbidade possui. Todos deverão anexar o atestado padrão confeccionado pelo Município (que pode ser retirado nos serviços de saúde, públicos e privados, e nas Unidades Básicas de Saúde, no turno da tarde, das 13 às 17h), exceto pelas pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC. Para essas, será solicitado apenas o comprovante do benefício, obtido por meio do extrato bancário ou lotérico ou, ainda, no site do INSS.

A SMS reforça que não irá às residências, para aplicar a vacina, das pessoas que não anexarem o atestado padrão ou comprovante do benefício, para o caso dos pacientes com Deficiência Permanente cadastrados no BPC na plataforma. 

A secretária de Saúde, Roberta Paganini, ressalta que só devem se cadastrar as pessoas acamadas restritas ao leito, ou seja, que não podem deixar a sua residência. Por isso, as visitas domiciliares não serão agendadas, apenas seguirão o cronograma anunciado pela Prefeitura. 

O que é preciso saber antes de se cadastrar

Não devem se vacinar menores de 18 anos, além de pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de vacina Covid-19 e quem já apresentou reação anafilática confirmada a qualquer componente das vacinas. Pessoas menores de 18 anos e maiores de 59 não devem realizar o registro na plataforma. 

O adiamento da aplicação do imunizante é recomendado para: pessoas que apresentaram doenças agudas febris moderadas ou graves; pessoas com suspeita clínica de Covid-19; e quem estiver com infecção confirmada. Mais informações podem ser encontradas na plataforma. 

Considerando que está suspensa a vacinação para gestantes e puérperas, com até 45 dias do parto, que possuem as comorbidades definidas, as mesmas não devem se cadastrar na plataforma para acamados neste momento. 

Lista de comorbidades previstas

Abaixo, estão listadas as comorbidades incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições de acordo com o Plano Estadual de Vacinação.

- Diabetes Mellitus (DM): diagnóstico de Diabetes Mellitus

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma)

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de três ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de quatro classes de anti-hipertensivos

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg

- HAS com lesão em órgão-alvo: HAS com lesão em órgão-alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos)

- HAS associada à comorbidade: HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

- Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP):dDiagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária

- Doença Arterial Coronariana (DAC): diagnóstico de DAC sem ou com complicações (exemplo: IAM)

- Valvulopatias cardíacas: lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas

- Prótese valvar: Portador de prótese valvar biológica ou mecânica

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática

- Doenças de grandes vasos e fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções ou hematomas de aorta ou demais grandes vasos

- Arritmias Cardíacas: arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada à cardiopatia

- Cardiopatia Congênita no adulto: cardiopatia congênita associada à: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico

- Doença Cerebrovascular: AVE ou AIT prévio, Demência vascular

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m²) e/ou Sínd. Nefrótica

- Imunossupressão: transplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida

- Câncer: pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas

- Hemoglobinopatias graves: diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m²

- Cirrose Hepática: diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio

- Síndrome de Down: Trissomia do cromossomo 21

- Vacinação desse grupo está suspensa - gestação ou puerpério com comorbidades: gestantes e mulheres em período de até 45 dias após o parto portadoras das comorbidades listadas.

Tags

vacinação, coronavírus, acamados, comorbidades, cadastro

Carregando 0%
Carregando 0%