ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Município integra programação da Virada da Habitação

Prefeita destaca projetos de habitação popular em execução e ações da Prefeitura com foco na Primeira Infância

06-08-2022 | 21:38:28

Pelotas integrou, neste sábado (6), a rede de 13 cidades brasileiras que realizaram, simultaneamente, a primeira edição da Virada da Habitação no país. Durante o evento, promovido pelo coletivo Articulação Colabora Habitação da OSC Habitat, através do representante local Eficiobra, que ocorreu na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a prefeita Paula Mascarenhas destacou projetos voltados para a moradia popular no Município e ações do Poder Público com foco na Primeira Infância.

Habitação Digna

No encontro, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Ubirajara Leal, detalhou algumas iniciativas em andamento do programa estadual Avançar em Obras e Habitação, com parceria municipal, como a construção de 261 moradias populares por meio do projeto a ‘Casa é Sua’, em localidades como a Vila Farroupilha, que serão estendidas para o bairro Getúlio Vargas e a Estrada do Engenho. Pelotas também integra, em parceria com o governo do Estado, o programa Nenhuma Casa sem Banheiro para famílias em vulnerabilidade social. Essa iniciativa prevê a construção de aproximadamente 200 módulos sanitários, equipados com pia, vaso e chuveiro.

Segundo a chefe do Executivo, a habitação digna está diretamente relacionada com áreas como saúde, segurança, fundamentais ao desenvolvimento infantil.

Conforme explicou a Prefeita de Pelotas, a Primeira Infância, período da vida das crianças entre 0 a 6 anos, vai ter prioridade em sua gestão. “O poder público deve trabalhar com foco na primeira infância, porque é necessário proteger e estimular as nossas crianças. A infância é o terreno fértil para que o ser humano possa se desenvolver, ampliar suas potencialidades e ser mais feliz - e sendo mais feliz e realizado, também vai devolver para a sociedade melhores experiências. Então temos que olhar para as nossas crianças pequenas”. Paula afirmou que os projetos públicos nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico, cultura e habitação terão o foco na Primeira Infância. “O projeto Moradia Digna, que faz parte do projeto Cada Jovem Conta, que integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, foi um dos pontos-chave para o desenvolvimento desse olhar para as crianças. Ele já tinha esse foco e vai ter cada vez mais”, garantiu a Chefe do Executivo.

Prefeita participa da primeira edição da Virada da Habitação I Fotos: Rodrigo Chagas

Também participaram da Virada da Habitação, a coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore e os coordenadores do projeto Moradia Digna - Cada Jovem Conta, Cassius Baumgarten e Josana Pires.

O que é a Virada

A primeira edição da Virada da Habitação, com o apoio da Organização da Sociedade Civil Habitat para a Humanidade Brasil, surge com o intuito de reunir ONGs, coletivos, assessorias técnicas, movimentos de moradia, negócios de impacto, empresas, academia, poder público e entidades de classe para discutir a temática da moradia digna. A ideia central é promover a descentralização dos debates e, ao mesmo tempo, unificar um ecossistema interessado em buscar soluções para a temática da habitação social.

Além de Pelotas, outros importantes centros urbanos do país também se debruçam sobre o tema como as cidades de São Paulo (SP), Itu (SP), Ribeirão Preto (SP), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Maringá (PR), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Virada da Habitação, Eficiobra, Universidade Católica de Pelotas, Paula Mascarenhas, Primeira Infância, Pacto Pelotas pela Paz, Moradia Digna, Pelotas