O problema



A perturbação do sossego é um desafio enfrentado por muitas cidades em todo o mundo


Pelotas, sendo uma das principais cidades do RS, importante polo universitário e de educação, enfrenta esse problema em vários pontos do município.


São jovens em busca de diversão, mas que ultrapassam limites e geram conflitos entre a população, as forças de segurança e o Poder Público.

A lei

A perturbação do sossego é também um dos desafios do Pacto Pelotas Pela Paz. Para isso, a Prefeitura propôs recentemente um projeto de lei à Câmara Municipal para dar suporte legal a algumas ações e estratégias na cidade.

Com a nova legislação (Lei 7.199/2023), que entrou em vigor em 18 de agosto de 2023, o Municipio editou o primeiro decreto que regulamenta os regramentos, neste primeiro momento, na região da rua Gonçalves Chaves.

O decreto N.º 6.766 estabelecendo os seguintes regramentos no quadrilátero formado pelas Ruas Félix da Cunha, Almirante Barroso, Gomes Carneiro e Tirandentes pelo prazo de 90 dias.

Da meia-noite até
6h fica proibida a venda
de bebidas alcoólicas
para área externa

Da meia-noite
até 6h fica proibido
o consumo de
bebidas alcoólicas
nas ruas.

Em qualquer horario,
fica proibido a venda
de bebidas alcoólicas
por ambulantes.

A solução para o desafio da perturbação do sossego reside na construção de uma cidade mais equilibrada e inclusiva.

É papel do poder público, das instituições, da comunidade e dos diversos atores envolvidos, agir em conjunto para encontrar alternativas sustentáveis e responsáveis.

Com respeito à legalidade, à empatia e à diversidade vamos criar um ambiente noturno mais seguro, alegre e respeitoso, onde acultura, a diversão e o sossego público possam conviver de forma equilibrada e harmônica.

Para isso foi criado o programa de convivência urbana, que tem como uma das principais ações uma campanha de engajamento denominado Rolê Daora.

O Rolê Daora é muito mais do que uma marca, é um movimento que surge da essência dos jovens que buscam viver a noite de forma intensa e responsável. Criada a partir de pesquisas e vivências, o conceito representa festas autênticas, vibrantes e inesquecíveis, que conquistam o coração da juventude.

Nossa missão é conectar-nos com essa geração, estimulando comportamentos conscientes e responsáveis durante as aglomerações. Com uma abordagem moderna e acolhedora, Rolê Daora promove uma cultura noturna saudável em que a diversão se alia ao respeito, à segurança e ao bem-estar de todos.

A campanha

Rolê Daora vai contar a história de amor entre Balada e o Respeito. Dois jovens pelotenses que adoram curtir a cultura e a noite da cidade. São pessoas bem diferentes, com gostos distintos, mas quando se "amarraram" tiveram uma conexão que deu match.

A menina conhecida por ser baladeira está namorando com o rapaz famoso por ser respeitoso, que também gosta de estar com os amigos e confraternizar, mas sabe que tudo tem limites.

Os amigos em comum torcem para que essa história dê certo. E os pelotenses também, já que Balada com Respeito sempre dá match!