Compartilhe esta página
com seus amigos

Prefeitura de Pelotas

Centro de Controle de Zoonoses

Animais Sinantrópicos

A fauna sinantrópica é caracterizada por animais que vivem próximos às habitações humanas, e se adaptaram a viver junto ao homem, independente da vontade deste. Dentre os animais sinantrópicos, destacamos aqueles que podem comprometer a saúde do homem ou de outros animais por transmitir doenças, inutilizar ou destruir alimentos, além de provocar riscos de acidentes como picadas, mordeduras e outros. Esses animais estão presentes nas cidades, nas residências, no ambiente de trabalho. Eis alguns deles: Abelha, Aranha, Barata, Carrapato, Escorpião, Rato, Formiga, Morcego, Mosca, Mosquito, Pombo, Pulga, Vespa e outros.

Mas o que atrai essas espécies para o convívio humano?

Todo ser vivo necessita de três fatores para sobreviver: água, alimento e abrigo. A água pode ser encontrada com facilidade em nosso meio, mas o alimento e o abrigo realmente fazem com que esses animais indesejáveis se instalem ao nosso redor. Portanto, esses animais, considerados como pragas são atraídos pelo próprio homem, que adota hábitos incorretos de higiene, de armazenagem de alimentos e de limpeza de seus locais de residência e trabalho. Entretanto, não devemos encará-los como seres que precisam ser exterminados a qualquer custo, mas como uma ameaça à saúde pública e tal ameaça pode ser evitada se forem adotadas medidas de prevenção. Para tanto, é necessário conhecermos o que serve de alimento e abrigo para cada espécie que se pretende controlar e adotarmos as medidas preventivas, de forma a alcançar esse controle, mantendo os ambientes que frequentamos mais saudáveis e evitando o uso de produtos químicos os quais poderão eliminar não somente espécies indesejáveis, como também espécies benéficas, além de contaminar a água e o solo e o que é pior, esses produtos por si só não evitarão novas infestações.

E de que forma podemos combater esses animais?

No Brasil, país eminentemente tropical, as pragas urbanas proliferam de maneira assustadora. Como são animais que dividem conosco o mesmo ambiente, o natural seria que os conhecimentos de normas de higiene e maneiras corretas de armazenar alimentos para o controle permanente de pragas urbanas, fossem disseminados por toda a sociedade por meio de campanhas educativas e ações de conscientização.

Assim, o CCZ oferece alguns conhecimentos básicos sobre a vida desses animais, de modo que o leitor compreenda a importância de se adotar medidas preventivas no seu lar, no seu local de trabalho, ou mesmo transmitir a outras pessoas essas informações.

Boletim de Notícias

Cadastre seu e-mail e receba diariamente o boletim de notícias da Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, nº 101, Centro - Tel.: (53) 3309-6000
©2017 Desenvolvido pela Coinpel