ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Ação nesta terça marca o Abril Verde em Pelotas

Prefeitura prepara programação aberta ao público, na praça Rio Branco, junto à antiga Estação Férrea, em alusão à segurança e saúde no trabalho

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 15-04-2024 | 10:23:20

Nesta terça-feira (16), das 9h às 14h, a Prefeitura realizará atividades de orientações e prevenção, abertas à comunidade, na Praça Rio Branco, 5, antiga Estação Férrea, em alusão à conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, celebrada neste mês, com objetivo de prevenir acidentes e doenças relacionadas ao exercício profissional.

Serão cinco horas de atividades, com distribuição de material educativo sobre saúde do trabalhador; exibição de vídeos educativos e orientações sobre segurança e saúde do trabalhador; vacinação contra a influenza para os grupos prioritários; teste rápido para hepatites, HIV e sífilis; aferição da pressão arterial; orientações sobre dengue e sobre alimentação saudável, mateada e distribuição de pipoca.

A organização é da Secretaria de Saúde (SMS), Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), com apoio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Macrorregião Sul, Erva Mate Baturitê, Escola de Educação Profissional Estilo, Uniasselvi e Sest/Senat.

Calendário de Cores

A Prefeitura passou a integrar o calendário de cores proposto pelo Ministério da Saúde neste ano, um mês dedicado a cada tema. A adesão à campanha representa um compromisso da gestão em promover ações focadas na conscientização, prevenção e promoção da saúde ao longo de todo o ano, reforçando o comprometimento com o bem-estar e qualidade de vida da população de Pelotas.

Confira o as cores de cada mês e seus significados

- Janeiro Branco – promoção da saúde mental

- Fevereiro Roxo – doenças neurológicas, como fibromialgia

- Março Azul-Marinho – prevenção ao câncer colorretal

- Abril Verde – Conscientização de segurança e saúde no trabalho

- Abril Azul – Conscientização do autismo

- Maio Amarelo – Conscientização sobre conduta no trânsito

- Junho Vermelho – Campanha para doação de sangue

- Julho Amarelo – Conscientização sobre hepatites

- Agosto Dourado – Importância da amamentação

- Setembro Amarelo – Prevenção ao suicídio

- Outubro Rosa – Prevenção ao câncer de mama

- Novembro Azul – Prevenção ao câncer de próstata

- Dezembro Laranja – Prevenção ao câncer de pele

Tags

Abril Verde, Saúde, Segurança, Trabalho, Programação

Carregando 0%
Carregando 0%