Sistema permite acesso a programas sociais como o Bolsa Família.

Cadastro Único agora pode ser feito no Cras Areal

Sistema permite acesso a programas sociais como o Bolsa Família.
Por Autor desconhecido 09-11-2017 | 15:53:00
Tags: cadastro único , sas , bolsa família , minha casa minha vida

      Agora os moradores do bairro Areal e proximidades têm acesso ao Cadastro Único Descentralizado, necessário para a inscrição e atualização de benefícios sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Além da sede da Secretaria de Assistência Social (SAS), o serviço também é oferecido no Fragata. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz participaram da inauguração, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Areal, nesta quinta-feira (9).

      O secretário de Assistência Social, Luis Eduardo Longaray, destacou que a descentralização do Cadastro Único facilita a vida dos moradores, que não precisam mais ir até o Centro para se inscrever no sistema. 

      Além da sede da SAS (rua Marechal Deodoro, 404 / 464), o serviço descentralizado pode ser feito no Cras Fragata (rua Prudente de Moraes, 174) e, em breve, nos Cras São Gonçalo e Três Vendas. Em Pelotas, 19 mil famílias são registradas no Cadastro Único, sendo 7 mil beneficiadas com programas sociais.

      Participaram da cerimônia de inauguração os secretários de Saúde (SMS), Ana Costa, e Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, a vereadora Daiane Dias (PSB), e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ilmara. 

Fotos: Gustavo Vara

Atualização de dados 

      A atualização dos dados das pessoas cadastradas deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. O Cadastro Único da família deve ser feito por uma única pessoa, com mais de 16 anos. Todos os moradores da mesma casa, que dividem renda e despesas, devem ser cadastrados em uma mesma família. Os documentos necessários para o Cadastro Único são:

* Para o responsável pela família: CPF ou Título de Eleitor.

* Para indígenas: Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou qualquer outro documento oficial de identificação.

* Para quilombolas: documento oficial de identificação.

* Para as outras pessoas da família: documento de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Mais fotos acesse: Flickr da Prefeitura de Pelotas

Notícias Relacionadas

Pelotas adere ao Programa Família Gaúcha

Pelotas adere ao Programa Família Gaúcha

Prevenção ao trabalho infantil ganha nova apresentação

Prevenção ao trabalho infantil ganha nova apresentação

Cras Areal recebe Direito na Rua

Cras Areal recebe Direito na Rua

Cadastro Único estará sem sistema nesta sexta-feira

Cadastro Único estará sem sistema nesta sexta-feira