ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Cadastro Único agora pode ser feito no Cras Areal

Sistema permite acesso a programas sociais como o Bolsa Família.

09-11-2017 | 15:53:00

Agora os moradores do bairro Areal e proximidades têm acesso ao Cadastro Único Descentralizado, necessário para a inscrição e atualização de benefícios sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Além da sede da Secretaria de Assistência Social (SAS), o serviço também é oferecido no Fragata. A prefeita Paula Mascarenhas e o vice Idemar Barz participaram da inauguração, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Areal, nesta quinta-feira (9).

O secretário de Assistência Social, Luis Eduardo Longaray, destacou que a descentralização do Cadastro Único facilita a vida dos moradores, que não precisam mais ir até o Centro para se inscrever no sistema.

Além da sede da SAS (rua Marechal Deodoro, 404 / 464), o serviço descentralizado pode ser feito no Cras Fragata (rua Prudente de Moraes, 174) e, em breve, nos Cras São Gonçalo e Três Vendas. Em Pelotas, 19 mil famílias são registradas no Cadastro Único, sendo 7 mil beneficiadas com programas sociais.

Participaram da cerimônia de inauguração os secretários de Saúde (SMS), Ana Costa, e Educação e Desporto (Smed), Artur Corrêa, a vereadora Daiane Dias (PSB), e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ilmara.

Fotos: Gustavo Vara

Atualização de dados

A atualização dos dados das pessoas cadastradas deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. O Cadastro Único da família deve ser feito por uma única pessoa, com mais de 16 anos. Todos os moradores da mesma casa, que dividem renda e despesas, devem ser cadastrados em uma mesma família. Os documentos necessários para o Cadastro Único são:

* Para o responsável pela família: CPF ou Título de Eleitor.

* Para indígenas: Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) ou qualquer outro documento oficial de identificação.

* Para quilombolas: documento oficial de identificação.

* Para as outras pessoas da família: documento de identificação como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Mais fotos acesse: Flickr da Prefeitura de Pelotas

cadastro único, sas, bolsa família, minha casa minha vida