ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Gabinete de Gestão Integrada divulga indicadores criminais do primeiro quadrimestre

Ações do Pacto Pelotas pela Paz, que refletem na diminuição do acumulado de delitos, serão apresentadas no dia 31 de maio durante Fórum de Segurança

15-05-2019 | 12:48:07

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) apresentou, na manhã desta quarta-feira (15), a análise quantitativa dos crimes que ocorreram no município durante o primeiro quadrimestre de 2019 e convidou a comunidade a prestigiar o 2º Fórum Municipal de Segurança Pública, que ocorrerá em 31 de maio. Entre os destaques dos dados apresentados está a diminuição em 50% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídio, feminicídio, latrocínio e infanticídio – na comparação com o mesmo período do ano passado.

Pelotas é uma das 18 cidades selecionadas para integrar programa RS Seguro

Município realiza 2º Fórum de Prevenção à Violência Escolar na quinta-feira

Prefeita recebe placa que reconhece ações ressocializadoras do Pacto

Fundação Abrinq conhece trabalho do Município voltado à infância e à juventude

GGI-M avalia Operação Hermanos e números da segurança pública

Os resultados dos projetos de prevenção e repressão da violência do Pacto Pelotas pela Paz, realizados desde agosto de 2017, serão compartilhados com a sociedade durante o Fórum, que ocorre no fim do mês dentro de programação voltada à temática no I Seminário de Segurança Integrada da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), nos dias 29, 30 e 31. O evento tem participação confirmada do vice-governador e secretário estadual de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, que no dia 30 prestigia a inauguração da fábrica de artefatos de concreto Artecon P no Presídio Regional, voltada ao trabalho prisional no regime fechado.

No evento gratuito e aberto à comunidade, a população é convidada a conhecer o Pacto e discutir as ações que impactam no dia a dia. Servidores também estarão presentes apresentando cada uma das iniciativas, desde as Operações Integradas até o Banco de Oportunidades, Mão de Obra Prisional, Conte Comigo, entre outros.

“É um esforço concentrado, coletivo e permanente para reduzir a violência. Quanto mais avançamos, mais responsabilidade. Temos que pensar no futuro, por isso a importância, além da repressão, do trabalho do Comitê Integrado de Prevenção, com crianças, jovens e também os apenados”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Delitos de janeiro a abril

GGI-M apresentou a impressa os indicadores criminais de janeiro a abril - Fotos: Gustavo Vara

Conforme informações do Observatório de Segurança Pública de Pelotas, o roubo a pedestres, veículos e a estabelecimentos comerciais e financeiros diminuiu, respectivamente, 20%, 25% e 34%, no comparativo. O acumulado geral de crimes, relacionando os primeiros quatro meses de 2018 e 2019, mostrou queda de 16%. Todavia, os destaques ficam por conta da redução dos roubos a transporte público, com queda de 37%, e dos CVLI que passaram de 48 entre janeiro e abril de 2018, para 24 em 2019.

“É uma queda importante, e o Rio Grande do Sul também está nessa onda de redução. Até 2017 registrávamos um aumento nos últimos 14 anos, e com o lançamento do Pacto, a integração, o planejamento e a prevenção, temos essa tendência de diminuição”, explicou a prefeita.

Apesar do aumento geral de 37% dos roubos a residências – o que representa nove casos a mais do que o mesmo período do ano passado, os últimos meses apontam queda: dez registros em março e seis em abril. O Observatório, a Brigada Militar e a Polícia Civil já trabalham em um estudo para entender e reagir a essa tendência, com mapeamento dos locais e criação de estratégias focadas, ressaltou o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo dos Santos Perachi.

“Num cenário de crise, de pouco dinheiro, os números apontam uma diminuição geral. Juntos conseguimos enfrentar as dificuldades e chegar a resultados excepcionais, com o mesmo desejo de melhorar a vida de quem vive em Pelotas”, avaliou o comandante. Já o delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens, acrescentou a importância das metodologias e da ciência na obtenção dos resultados, em que se percebe uma estabilização dos indicadores, fruto também das ações de caráter preventivo do Pacto Pelotas pela Paz.

As informações têm como base o 4º Batalhão de Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Instituto Médico Legal e 18ª Delegacia Regional de Polícia. Fazem parte do Gabinete a Prefeitura, por meio das secretarias de Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT) e Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU); o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul; o 4º Batalhão de Polícia Militar; o 3º Batalhão de Bombeiros Militar; a 2ª Companhia de Bombeiros Militar; o Instituto Geral de Perícias; o Foro de Pelotas; Polícia Civil; Consepro; Defensoria Pública; Guarda Municipal; Ordem dos Advogados do Brasil; 8ª Brigada de Infantaria Motorizada; Polícia Federal; 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal; Ministério Público; 5ª Delegacia Penitenciaria Regional; Susepe; Ministério Público; Judiciário e 3ª Companhia do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

pacto pelotas pela paz, ggi-m, segurança pública, fórum municipal, artecon p