ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Vice-prefeito

Idemar ressalta importância da Casa de Cultura

Espaço idealizado pela diretoria do Clube Caixeiral comemora um ano

Por César Soares 25-04-2024 | 17:41:02

O vice-prefeito Idemar Barz prestigiou, na noite de quarta-feira (24), a cerimônia de comemoração do primeiro aniversário da Casa de Cultura de Pelotas. O espaço idealizado pela direção do Clube Caixeiral foi inaugurado em 24 de abril de 2023.

Casa de Cultura completa um ano. Fotos: Michel Corvello.

A Casa de Cultura de Pelotas foi pensada e destinada a perpetuar feitos e conquistas que constituem a história cultural do município, como o charque, a música, o doce, dentre outros itens e tradições, que justificam, segundo o vice-prefeito, a importância do espaço que mobiliza vários atores sociais. "Nós temos uma cidade que respira cultura em todos os sentidos, mas não tínhamos um espaço que reunisse isso tudo, até o presidente do Clube, Victor Hugo Siqueira, abraçar essa causa junto dos embaixadores e, hoje, comemora-se esse primeiro de muitos aniversários que virão. Um grupo que trabalha muito, reunindo-se, semanalmente, aprimorando e preservando a nossa história", salientou Barz.   

Conforme o presidente do clube Caixeiral, Victor Hugo Siqueira, a Casa de Cultura de Pelotas surgiu a partir da necessidade de honrar o legado deixado por homens e mulheres que muito contribuíram para a formação cultural da cidade. Em parceria com o Clube, formou-se um colegiado com 20 embaixadores da cultura - personalidades de diversos segmentos da sociedade pelotense. "São pessoas que preservam a essência da cidade e que prestam homenagens a 40 ilustres pelotenses, destacando-os como patronos da Casa de Cultura", explicou. 

O grupo de embaixadores da cultura se reúne todas as segundas-feiras no Clube Caixeral. Atualmente, são 20 confrades. A ideia é atingir o número de 35 embaixadores, com estatuto inspirado na Academia Brasileira de Letras (ABL).   

Também estavam presentes na cerimônia o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, os vereadores Jone Soares e Marisa Schwarzer, ambos do (PSDB), Paulo Coitinho (Cidadania) e Rafael Amaral (PP).

Tags

Casa da Culta, um ano, Idemar

Carregando 0%
Carregando 0%