ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Integrantes da Open Society conhecem o Pacto Pelotas pela Paz

Consultores da fundação internacional cumprem agenda em Pelotas

11-12-2017 | 16:46:00

      Exatamente no dia em que o Pacto Pelotas pela Paz completa quatro meses, integrantes da Open Society Foundations, organização internacional não governamental, chegaram nesta segunda-feira (11) ao Município para conhecer o conjunto de políticas públicas construídas coletivamente para combater a criminalidade. 

      O roteiro de dois dias para os especialistas do Programa para a América Latina da fundação, Luis Rosas e Auro Fraser, começou na Prefeitura com a apresentação do Pacto. Eles puderam conhecer os eixos em ação como o da rede de prevenção secundária, responsável por identificar e definir estratégias para evitar a evasão escolar de estudantes em situações de vulnerabilidade.

Fotos: Gustavo Vara

      Na sequência, os dois representantes acompanharam um encontro do Comitê Territorial do programa Cada Jovem Conta e visitaram o Presídio Regional de Pelotas (PRP), onde conheceram a prevenção terciária, com projetos voltados à ressocialização de apenados no programa Segunda Chance. O Mão de Obra Prisional (MOP), a horta cultivada pelos detentos e a humanização do sistema penitenciário proposta com a fundação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac/Pelotas) foram detalhadas durante a visita.

      Na penitenciária, a prefeita Paula Mascarenhas conversou com as detentas e motivou-as a acreditar no apoio crescente da sociedade e, principalmente, na motivação do empresariado local para abrir possibilidades de renda após o cumprimento de pena.

 “Trabalhamos em duas frentes: uma delas é construir um olhar no qual vocês sejam reconhecidas como pessoas como nós e, que ao sair, tenham nosso apoio com a abertura de oportunidades e acolhimento. Acreditem no potencial de vocês e não desistam de querer reconstruir as suas vidas”, encorajou a prefeita.

      Os visitantes conheceram o Pacto por intermédio da Comunitas, que presta consultoria ao projeto junto ao Instituto Cidade Segura. Uma das funções dos representantes da Open Society é percorrer países em busca de iniciativas capazes de unir poder público e sociedade civil no combate aos homicídios.                   

“O nível de engajamento que encontramos aqui é pouco comum, com integração, expertise e comprometimento tão fortes", destacou Fraser.
"É possível uma cidade se mobilizar e obter resultados efetivos. Esperamos que essa experiência possa ser replicada em outras cidades. Esperamos que Pelotas tenha melhores oportunidades e qualidade de vida”, completou Rosas.

      Os convidados tiveram contato com a avaliação e o debate das estratégias de repressão à violência do Pacto ocorreu na reunião Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), na Secretaria de Segurança Pública. Na terça-feira (12), a dupla continua na cidade para conhecer outras ferramentas usadas no incentivo ao fortalecimento de uma cultura de paz e para alcançar a redução dos índices de criminalidade.

A Open Society

      A Open Society Foundations foi fundada por George Soros, um dos primeiros filantropos do mundo que, desde 1984, doou mais de $14 bilhões de sua fortuna pessoal. O objetivo é apoiar e investir em indivíduos e organizações de todo o mundo que lutam por liberdade de expressão, transparência, governo responsável e sociedades que promovam justiça e igualdade. 

      A fundação é a segunda maior filantropia privada, depois da fundação de Bill e Melinda Gates.

Os consultores

      Auro Fraser é da Guiana. Formado em Relações Internacionais na Universidade de Birmingham (Inglaterra), trabalhou em organizações sociais na Europa, África, América Latina e Ásia. É especialista em segurança pública e direitos humanos.

      Luis Rosas é natural do México. Formado em Direito no Centro de Investigacion y Docencia Economicas, fundou a ONG Semillas de Justicia, e trabalhou como pesquisador do Instituto O’Neill na Universidade de Georgetown. Foi advogado de uma comissão federal mexicana contra cartéis econômicos, e participou da Comissão Inter-Americana de Direitos Humanos.

      Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura

Tags

fundação, internacional, open, society, visita

Carregando 0%
Carregando 0%