ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Mais de três mil se vacinam contra gripe e HPV em Pelotas

Mesmo com chuva, Dia D de vacinação realizado neste sábado superou os números do ano passado no município

Por Ascom 13-04-2024 | 22:02:38

Neste sábado (13), a Prefeitura de Pelotas, junto à programação do Ministério da Saúde, realizou o Dia D de vacinação contra a Influenza. O público-alvo da campanha pôde se vacinar no ônibus Quindim da Secretaria de Saúde (SMS) durante a tarde, na Casa da Vacina, no Ambulatório da UCPel e na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A campanha alcançou a marca de mais de 3,5 mil doses aplicadas entre as vacinas da Influenza e HPV.

Mesmo com chuva, Dia D de vacinação realizado neste sábado superou os números do ano passado no município. Fotos: Gustavo Vara

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, os números foram bastante satisfatórios, com uma procura superior ao Dia D de 2023, quando duas mil vacinas foram aplicadas. "Mesmo com a chuva, tivemos uma procura considerável, ultrapassando o Dia D do ano passado. Importante destacar o ônibus Quindim, que apesar de só ter atendido à tarde, nos proporcionou números expressivos", afirmou ela. O veículo foi ponto de vacinação em frente ao Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves, das 13h às 16h30, e aplicou mais de 130 doses, distribuídas entre as duas vacinas.

Na UBS Lindóia, Zona Norte de Pelotas, uma das maiores da rede, o movimento foi grande. Tiago Buchweitz Heling, 37 anos, foi um dos que se dirigiu até o local em busca da vacina contra a influenza. Caminhoneiro, ele diz que viaja por todo o Brasil e conhece casos de colegas de trabalho “que se complicaram” com a gripe. Não deseja passar pela mesma situação. "Eu tenho essa preocupação em me imunizar, ainda mais indo de estado em estado, então tenho que fazer minha parte e não espalhar o vírus também", afirmou.

Também integrante do grupo prioritário de vacinação, a idosa Velci Silva Xavier, 72, sempre marca presença nessas ações. Por isso, mantém seu calendário vacinal atualizado. "Nunca mais tive gripe”, orgulha-se. E recomenda: “A vacinação é importante pois sei que já estou em uma idade mais avançada, então me cuido para não ter complicações, como necessidade de internação ou pneumonia", disse.

Na Casa da Vacina, na área central, Josiane Conrado Pinho levou sua filha Karina, de um ano e sete meses, para imunizá-la. "Descobrimos sobre a campanha no site da Prefeitura e para nós, lá em casa, a vacinação é importante para evitar futuras complicações. A Karina ainda é pequena e tem a imunidade baixa, então temos que sempre ficar atentos para cuidar da nossa família", disse.

Josiane levou sua filha, Karina de um ano e sete meses, à Casa da Vacina para participar do Dia D. Fotos: Gustavo Vara

A campanha de vacinação vai até o dia 31 de maio. Até lá o Ambulatório da UCPel (avenida Fernando Osório, 1.586, Zona Norte da cidade) vai funcionar em horário estendido, até as 20h, para atender a demanda. Com proteção contra as cepas da Influenza H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B Victoria, a vacina é um meio de prevenção que visa imunizar a população durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até complicações cardíacas, principalmente no público prioritário, como idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

Confira quem faz parte dos grupos prioritários da vacinação

- Crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias)

- Trabalhador da Saúde

- Gestantes

- Puérperas

- Professores do ensino básico e superior

- Povos indígenas

- Quilombolas

- Idosos com 60 anos ou mais

- Pessoas em situação de rua

- Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento

- Profissionais das Forças Armadas

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso

- Trabalhadores portuários

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Tags

Prefeitura de Pelotas, Dia D, Vacinação, Influenza, HPV

Carregando 0%
Carregando 0%