
Operação Saúde Para Todos 2 é realizada para coibir aglomerações em diversos pontos da cidade
A Operação Saúde Para Todos teve sua segunda fase realizada em diversos pontos da cidade, reunindo órgãos de segurança e agentes de saúde, neste domingo (31).
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, as ações visam parar o avanço da pandemia do novo coronavírus no município, principalmente em relação às aglomerações que ocorrem com mais frequência no final de semanal, em locais como a Praia do Laranjal e o Recanto de Portugal.
Operação teve sua segunda etapa realizada neste domingo (31) - Fotos: Rodrigo Chagas
“A operação é composta por três frentes: o comboio itinerante das forças policiais que fazem o patrulhamento pela cidade, a blitz na Avenida Adolfo Fetter, onde é realizada entrega de panfletos, orientações e verificação de temperatura e o policiamento mais extensivo, com caráter de fiscalização, na orla da praia e nas margens do Arroio Pelotas”, explica Ongaratto.
Quem passou pela via que liga a região central da cidade com o Laranjal, foi abordado e orientado pela Defesa Civil e técnicos em enfermagem quanto aos riscos da doença, que já contaminou, até o momento, 90 pessoas na cidade. É o caso do estudante de Direito Bruno Bermudas, que entende a importância da ação para diminuir a propagação do vírus. “Temos que ter fiscalizações, principalmente da Saúde, para conscientizar aqueles que estão na rua para que não saiam sem necessidade e nem façam aglomerações”, afirma Bermudas.
Segundo o guarda municipal Bruno Mendes, que participou das abordagens realizadas no Pontal da Barra e no Laranjal, logo no início da operação, cerca de 40 carros foram abordados. “A população está bem receptiva, eles entendem o decreto, só acabam, às vezes, querendo sair de casa um pouco, mas entendem que precisam voltar para casa para sua própria segurança e também a do próximo”, destaca Mendes.
Conforme o sargento da Brigada Militar Paulo Montiel, o fluxo de veículos foi bastante intenso durante a blitz na Avenida Adolfo Fetter e muitos motoristas foram parados para receber a orientação de retornar para casa e evitar aglomerações. A ação teve a fiscalização dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMT), que orientaram o fluxo de veículos para passar pela barreira e colaboração do Corpo de Bombeiros. De acordo com o agente do setor de Educação para o Trânsito, Cleo Cardozo, além da operação, os agentes estão realizando rondas 24h, todos os dias, para fiscalizar aglomerações de carros em pontos estratégicos de Pelotas.
Já a Defesa Civil vem atuando, junto a médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem voluntários desde o início do combate ao coronavírus no município. O diretor do departamento tecnológico da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP) e coordenador da Defesa Civil nas operações, Fernando Bizarro, afirma que, atualmente, 170 profissionais da saúde estão divididos entre atendimentos na UPA Areal e ações de panfletagem, informações e medição de temperatura.
Outro órgão que está colaborando com as fiscalizações, principalmente as ocorrências que tenham crimes, é a Polícia Civil. Para o inspetor de polícia Gustavo Kirinus, a repercussão positiva da primeira fase da Operação Saúde Para Todos motivou a continuação, que já estava prevista. “Isso nos mostra que temos que continuar e perpetuar essas medidas de prevenção, como esta ação”, ressalta Kirinus.
Confira mais fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura
Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.
Notícias Relacionadas

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Patrulha Escolar soma mais de 800 atendimentos este ano

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas