Secretário de Transporte apresentou as estratégias adotadas pelo município em seminário da Famurs

Pelotas é destaque na redução de acidentes de trânsito

Secretário de Transporte apresentou as estratégias adotadas pelo município em seminário da Famurs
Por Autor desconhecido 21-11-2018 | 15:14:07
Tags: famurs , trânsito , segurança

As ações implementadas em Pelotas para diminuir o número de vítimas de acidentes nas vias da cidade recebem destaque nesta quarta-feira (21), no “Seminário Boas Práticas na Gestão de Trânsito dos Municípios”, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). 

O ‘Programa de Redução dos Acidentes de Trânsito’ é um dos sete cases escolhidos para o evento e que vêm refletindo resultados significativos no Estado, mostrando a qualidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT): até a primeira quinzena de outubro, 26 mortes foram registradas, contra 40 em todo ano passado.

O gráfico abaixo mostra o total de vítimas fatais registrado em vias municipais de Pelotas e vias federais que cortam o município: 

Junto a representantes de Porto Alegre, Passo Fundo, Candelária, Ijuí, Caxias do Sul e Camaquã, reunidos no auditório da Famurs na capital, o secretário Flávio Al Alam apresentou as sete práticas que têm feito a diferença. São elas: as Operações Integradas; o Plano de Prevenção Integrada; as reuniões com as demais instituições que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz; a Balada Segura; o uso de radar; o videomonitoramento; e as obras de requalificação de vias estruturantes. Neste último ponto, quedas significativas foram registradas nas avenidas Duque de Caxias, Fernando Osório e Presidente Juscelino Kubitschek, por exemplo.

Nas 68 Baladas Seguras, feitas nos últimos 16 meses, 4.386 veículos foram abordados, 343 removidos e 1.211 autos de infrações efetuados. Um dado interessante, ressaltado por Al Alam, foi a diminuição dos testes positivos de alcoolemia, apenas 46, e das recusas ao bafômetro, 52, que mostram uma mudança de pensamento dos motoristas ao perceberem os perigos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas.

“Entre 2016 e 2017 reduzimos em 46,51% o total de vítimas fatais. E em 2018 estamos conseguindo manter esse índice com as experiências positivas na redução de acidentes”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito. Esse indicador foi o menor registrado em uma década.

A integração das forças polícias tem sido essencial para o aumento da segurança também na mobilidade. Os agentes de trânsito, junto à Guarda Municipal e Brigada Militar realizam, atualmente, até cinco Operações Integradas por semana, e a meta é chegar a uma por dia. As instituições também atuam, diariamente, com o Plano de Prevenção Integrada, em que sete viaturas são posicionadas em locais estratégicos, determinados pelo Observatório de Segurança Pública, como parte do eixo de Fiscalização do Pacto. De acordo com o Detran, até setembro deste ano a frota de veículos na cidade era de 206.851, com 144.049 condutores habilitados.

Fotos: Divulgação/STT

O Seminário foi promovido pelo Detran/RS, Cetran/RS, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre (SMIM), EPTC, Famurs e Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte do RS (Sindatran).

Notícias Relacionadas

Vandalismo compromete serviços de transporte coletivo rural

Vandalismo compromete serviços de transporte coletivo rural

Primeiro fim de semana de novembro terá interrupções de trânsito

Primeiro fim de semana de novembro terá interrupções de trânsito

Transporte coletivo terá planejamento diferenciado para Finados

Transporte coletivo terá planejamento diferenciado para Finados

Prefeitura finaliza preparativos para feriado de Finados

Prefeitura finaliza preparativos para feriado de Finados