ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Pelotas é destaque na redução de acidentes de trânsito

Secretário de Transporte apresentou as estratégias adotadas pelo município em seminário da Famurs

21-11-2018 | 15:14:07

As ações implementadas em Pelotas para diminuir o número de vítimas de acidentes nas vias da cidade recebem destaque nesta quarta-feira (21), no “Seminário Boas Práticas na Gestão de Trânsito dos Municípios”, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O ‘Programa de Redução dos Acidentes de Trânsito’ é um dos sete cases escolhidos para o evento e que vêm refletindo resultados significativos no Estado, mostrando a qualidade do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT): até a primeira quinzena de outubro, 26 mortes foram registradas, contra 40 em todo ano passado.

O gráfico abaixo mostra o total de vítimas fatais registrado em vias municipais de Pelotas e vias federais que cortam o município:

Junto a representantes de Porto Alegre, Passo Fundo, Candelária, Ijuí, Caxias do Sul e Camaquã, reunidos no auditório da Famurs na capital, o secretário Flávio Al Alam apresentou as sete práticas que têm feito a diferença. São elas: as Operações Integradas; o Plano de Prevenção Integrada; as reuniões com as demais instituições que fazem parte do Pacto Pelotas pela Paz; a Balada Segura; o uso de radar; o videomonitoramento; e as obras de requalificação de vias estruturantes. Neste último ponto, quedas significativas foram registradas nas avenidas Duque de Caxias, Fernando Osório e Presidente Juscelino Kubitschek, por exemplo.

Nas 68 Baladas Seguras, feitas nos últimos 16 meses, 4.386 veículos foram abordados, 343 removidos e 1.211 autos de infrações efetuados. Um dado interessante, ressaltado por Al Alam, foi a diminuição dos testes positivos de alcoolemia, apenas 46, e das recusas ao bafômetro, 52, que mostram uma mudança de pensamento dos motoristas ao perceberem os perigos de dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas.

“Entre 2016 e 2017 reduzimos em 46,51% o total de vítimas fatais. E em 2018 estamos conseguindo manter esse índice com as experiências positivas na redução de acidentes”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito. Esse indicador foi o menor registrado em uma década.

A integração das forças polícias tem sido essencial para o aumento da segurança também na mobilidade. Os agentes de trânsito, junto à Guarda Municipal e Brigada Militar realizam, atualmente, até cinco Operações Integradas por semana, e a meta é chegar a uma por dia. As instituições também atuam, diariamente, com o Plano de Prevenção Integrada, em que sete viaturas são posicionadas em locais estratégicos, determinados pelo Observatório de Segurança Pública, como parte do eixo de Fiscalização do Pacto. De acordo com o Detran, até setembro deste ano a frota de veículos na cidade era de 206.851, com 144.049 condutores habilitados.

Fotos: Divulgação/STT

O Seminário foi promovido pelo Detran/RS, Cetran/RS, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre (SMIM), EPTC, Famurs e Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte do RS (Sindatran).

famurs, trânsito, segurança