Público visitou o Paço Municipal no domingo
A chuva deste domingo (19) não afastou os visitantes que circularam pelo Centro Histórico de Pelotas no terceiro e último Dia do Patrimônio deste ano. O Paço Municipal foi um dos prédios mais frequentados do final de semana, recebendo público de diferentes partes do País, que vieram conhecer o espaço situado à Praça Coronel Pedro Osório, 101.
Foto: Marcel Ávila
Individualmente ou em grupos, as pessoas eram orientadas desde a chegada ao Paço pelo agente de patrimônio Carlos Uez, que contava a história da construção do Casarão durante o período de 1878 e 1881, além de apresentar a galeria de ex-prefeitos e os gabinetes da prefeita e vice-prefeito.
Visitantes surpreendidos
Entre os visitantes estavam os estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Juara Cardoso, Fabiano França e Carla Letícia Souza. Os alunos, que vieram dos estados de Goiás e Pará para estudar, foram surpreendidos pela programação do Dia do Patrimônio e não hesitaram em conhecer os prédios históricos da cidade.
Fotos: Marcel Ávila
“Viemos sem expectativa e fomos surpreendidos pela beleza patrimonial de Pelotas. Voltamos em dezembro e queremos trazer a família”, destacou Juara, fazendo planos.
As famílias Munsberg e Vieira também aproveitaram o domingo para conhecer a sede do Executivo Municipal. Patrícia Vieira contou que participa todos os anos das comemorações e gosta de trazer o filho Murilo para ver de perto a história da cidade onde residem. Vanderléia Munsberg também trouxe a filha Valentina para visitar o Paço e a Bibliotheca Pública Pelotense.
“Não perdemos nenhuma edição do Dia do Patrimônio. É quando temos a oportunidade de conhecer a nossa cidade e o que existe por trás de sua história”, afirmou Patrícia.