ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Remadores de Pelotas disputam por vagas na Seleção Brasileira

Sete atletas do ‘Remar para o Futuro’ estão entre os 200 competidores de todo o país que participam das eliminatórias; primeiro dia de evento trouxe bons resultados

11-04-2019 | 12:34:01

Sete atletas do ‘Remar para o Futuro’ – projeto de remo da Prefeitura – disputam vagas para a Seleção Brasileira de Remo 2019 – processo que começou nesta quinta-feira (11), na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. No primeiro dia das eliminatórias, o grupo já apresentou bons resultados, conquistando vagas para a fase final; é o caso dos remadores Shaiane Ucker, Maria Fhurmann e Piedro Xavier, de 17 anos, que venceram as provas e avançaram direto para a próxima etapa.

Saiba mais: Flamengo vai patrocinar jovens remadores de Pelotas

Maria Fhurmann e Shaiane Ucker venceram a prova e avançaram para a fase final - Fotos: Divulgação/Lucas dos Santos

Além dos jovens, Mariana Macedo, Evelen Cardoso (que chegaram na segunda posição) e Facundo Mezquita também tiveram bons desempenhos e se classificaram para as fases seguintes, que seguem até sábado (13). Robson Radmann corre nesta sexta (12).

Tivemos 100% de aproveitamento no primeiro dia de provas; todos os nossos atletas avançaram para a próxima fase da competição", comemora o coordenador do projeto, Oguener Tissot, que acompanha a comitiva no Rio.

No domingo (14), ocorre o Brasileiro de Barcos Curtos 2019 – competição que reunirá 200 atletas de todo o país; além dos representantes gaúchos, remadores da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte integram o campeonato.

Preparação e novos desafios

A comitiva pelotense está na capital fluminense desde o dia 24 de março preparando-se para a prova, que é considerada a mais importante da temporada, considerando que os resultados serão utilizados no processo seletivo da Seleção Brasileira. Os sete atletas do município – todos na categoria de base – disputam por uma vaga representando também os clubes Regatas do Flamengo e o Centro Português 1º de Dezembro. Os que passarem pela seleção, que segue até dia 14 de abril, representam o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Remo, a partir do dia 24 deste mês.

Convênio com o Flamengo

Em março, um convênio firmado entre o Clube Centro Português e o Flamengo – referência nacional na modalidade – prevê a federação dos participantes do 'Remar para o Futuro', a partir dos 17 anos, que alcançarem indicadores de excelência nos treinos. Enquanto treinarem em Pelotas, os federados receberão ajuda de custo do clube carioca e, assim que completarem 18 anos e se mudarem para a cidade, terão estudo, moradia, alimentação e salário garantidos.

Quatro atletas de Pelotas já estão federados ao clube carioca - Fotos: Divulgação/Flamengo

Remar

O projeto, totalmente gratuito e responsável por abrir as portas do esporte a jovens pelotenses e dar visibilidade a uma modalidade ainda pouco difundida, envolve a Prefeitura, o Centro Português 1° de Dezembro e a Universidade Federal de Pelotas, além de contar com o apoio do Grêmio Náutico União. A iniciativa beneficia 30 alunos da rede municipal e possibilita aos participantes atendimento com educadores físicos, fisioterapeuta, nutricionista e traumatologista, aulas de ioga e musculação.

Conheça os atletas do ‘Remar’ e as provas que eles disputaram no Rio, nesta quinta

- Piedro Xavier (Single Skiff MJA), representa o Flamengo

- Facundo Mezquita (Single Skiff MJA), representa o Flamengo

- Robson Radmann (Single Skiff MJB), representa o Centro Português

- Maria Fhurmann (Single Skiff FJB), representa o Centro Português

- Shaiane Ucker (Single Skiff FJB), representa o Centro Português

- Evelen Cardoso/Mariana Macedo (Dois Sem FJA/Sub23/Senior), representam o Flamengo

- Shaiane Ucker/Maria Fhurmann (Dois Sem FJA/Sub23), representam o Centro Português

Saiba mais sobre o Brasileiro de Barcos Curtos 2019

*Serão 19 provas disputadas nas categorias Júnior, Sub 23 e Sênior

*Das 200 inscrições feitas, 135 foram de homens e 65 de mulheres (40% de remadoras a mais do que em 2018)

*Os remadores participantes representam 25 clubes de dez estados brasileiros

*O clube que vencer a maioria das 19 provas conquista o título de Campeão Brasileiro de Barcos Curtos 2019

*A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Remo em parceria com a Federação de Remo do Rio de Janeiro.

remo, remar para o futuro, seleção brasileira, rio de janeiro, lagoa rodrigo de freitas