ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assessoria de Comunicação

SQA suprime eucaliptos com risco de queda no Laranjal

Aos poucos, a cidade vai voltando à normalidade após o temporal do fim de semana

Por Tânia Magalhães 02-10-2018 | 11:56:21

      Esta terça-feira (2) foi de bastante movimento na avenida José Maria da Fontoura, no Laranjal, desde o início da manhã. Bloqueada para trânsito de veículos no final da tarde de segunda-feira (1º), por decisão da Defesa Civil (DC), para garantir segurança, três eucaliptos de grande porte, na iminência de cair, passaram por supressão, naquela via, pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).

      Aquela avenida havia sido interditada, devido a árvores que caíram com o temporal de sábado (29/9). Depois de retiradas das pistas, o trânsito foi liberado, passando por novo bloqueio até que os novos riscos fossem eliminados. Laudo técnico da SQA condenou os três eucaliptos, prestes a cair.

Fotos: Janine Tomberg

      A Defesa Civil prosseguiu, nesta terça, com a doação de telhas a famílias de casas atingidas e na colaboração com o corte e recolhimento de árvores e galhos caídos na cidade.

      A programação para as equipes da SQA, durante toda a terça-feira, era de continuação dos cortes, em pedaços, de árvores caídas e de supressão das que ameaçavam tombar. A indicação dos locais que precisam intervenção dá-se mediante informação da população ou pelo levantamento realizado pelos próprios servidores da Secretaria.

      O diretor de Ações Ambientais da SQA, João Vergara, informa que quatro equipes atuam em relação às árvores abaladas ou tombadas pelo temporal. O Exército (9º BIMtz) está trabalhando nas praças; Bombeiros, em casas particulares ou em via pública, em ocorrências com reflexos em residências; servidores da Qualidade Ambiental e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nos bairros; terceirizados, com caminhões Munck ou articuláveis, nas situações que envolvem árvores de grande porte, como na avenida José Maria da Fontoura, por exemplo.

Coronel Pedro Osório

      Três soldados do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz), com o auxílio de três motosserras, suprimiram dois ciprestes, com alturas superiores a 12 metros, com copas densas, na praça Coronel Pedro Osório na manhã desta terça.

Fotos: Marcel Ávila

      As árvores estavam sadias, mas caíram. Os ventos do temporal de sábado provocaram o rompimento por torrão (da raiz), arrancando os ciprestes e inviabilizando nova fixação no solo. O trabalho foi acompanhado pelo técnico agrícola da SQA, Ítalo Borges dos Santos.

Energia elétrica

      Durante a madrugada desta terça-feira, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) reduziu para sete mil o número de clientes em Pelotas sem luz. Na segunda à noite, eram 15 mil. Na região, 13 mil ainda permanecem sem energia.

Sanep

      As casas de bombas de drenagem já estão em funcionamento pleno, inclusive a Farroupilha, cujo conserto foi concluído no final da tarde de segunda-feira e demandou profundas intervenções na parte elétrica, envolvendo poste, transformador e instalações. O Sanep, diante dos transtornos provocados pelo temporal de sábado, agilizou-se para recuperar e garantir os serviços de abastecimento de água e de drenagem.  

Fotos: Divulgação/Sanep

      A sede do Sanep, à rua Félix da Cunha, nº 653, reabriu suas portas para atendimento ao público na manhã desta terça-feira. Na segunda, não houve expediente externo, devido à necessidade de reposição de telhas que foram arrancadas pelo temporal. Todo o serviço está normalizado.

Educação

      Nenhuma escola da Rede Municipal de Educação ficou sem aula nesta terça-feira. Na segunda, três educandários tiveram as atividades suspensas por conta de danos causados pelo temporal de sábado.

      A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) está trabalhando para solucionar problemas que surgiram em algumas escolas, como destelhamento, árvores e galhos quebrados, goteiras, manutenção de caixas d’água e outros. Serviços já estão em execução; outros, providenciados.

Trânsito

      O único semáforo da cidade que permanecia sem funcionar, na manhã desta terça-feira, era o do cruzamento da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com a rua Rafael Pinto Bandeira. Queda de uma árvore rompeu a fiação de energia elétrica, comprometendo o sistema no local.  

Tags

temporal, corte de árvores

Carregando 0%
Carregando 0%