Bancas comercializam a fruta e derivados diretamente do produtor ao consumidor até o dia 24

14ª Feira de Uvas de Pelotas é aberta oficialmente

Bancas comercializam a fruta e derivados diretamente do produtor ao consumidor até o dia 24
Por Tânia Magalhães 15-02-2024 | 14:25:46
Tags: feira de uvas de pelotas, abertura oficial, de 15 a 24 de fevereiro

A manhã desta quinta-feira (15) foi marcada pela cerimônia de abertura oficial da 14ª Feira de Uvas de Pelotas no Largo do Mercado Central. Até o dia 24 deste mês, haverá comercialização da fruta e produtos derivados, diretamente da zona rural ao consumidor, em bancas no Centro e alguns pontos da cidade. 

Prefeita e vice saúdam as autoridades, produtores e público - Fotos: Gustavo Vara
“Os produtores são os grandes protagonistas desse evento. Durante o cultivo dos pomares, não temeram, junto com suas famílias, todas as dificuldades e adversidades climáticas e, depois de muito trabalho e suor no rosto, trazem à cidade uma fruta de qualidade. O contato direto com o consumidor é muito importante”, pontua a prefeita Paula Mascarenhas.

As bancas no Largo Edmar Fetter começaram a ser montadas cedo, pela manhã, e as vendas iniciaram-se antes mesmo da solenidade de abertura da Feira. Uvas in natura, cucas, geleia e sucos foram destaques de procura.

“O ano de 2023 foi o mais difícil dos últimos tempos, mas não nos derrubou, embora as adversidades climáticas. Produtores comprovam que a luta deu certo e trazem à venda a melhor uva do país. Houve perdas, mas com resiliência e força de vontade mostram os resultados. O exemplo dessas famílias é inspirador para seguirmos em frente. É a energia vital para se vencer obstáculos. Pelotas tem grandes riquezas – a colônia, o patrimônio e, a maior de todas, que é o seu povo”, enfatiza a prefeita.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, reportou-se aos prejuízos causados pelas chuvas, granizo e temporais do ano passado às culturas de frutas na colônia de Pelotas, como morango, pêssego e uva, além do comprometimento da safra de camarão nas áreas pesqueiras locais. 

“Nosso povo é corajoso. Tem fé, esperança e garra. As produções coloniais, embora com quebras de safras, chegaram ao consumidor com grande qualidade, como é o caso da uva. Estamos nos equipando com maquinário para melhorar as condições de estradas e pontes. Convênio com o governo do Estado, no valor de R$ 500 mil em horas-máquinas, intensificará as atividades das equipes e abriremos novas frentes de trabalho, principalmente, para atender à demanda do transporte na volta às aulas e para escoamento das produções”, afirma Idemar.

Organização da Feira e manifestações

A 14ª Feira de Uvas de Pelotas é organizada pela Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, produtores e conta com o apoio do Sicredi.

O vice-presidente do Legislativo, vereador Paulo Coitinho (Cidadania), temporariamente na presidência, destaca a qualidade, a doçura, o sabor da uva desta safra, atribuindo os bons resultados à cooperação e a acompanhamento dedicados aos pomares e produtores pelos órgãos técnicos. “Do colono, vem o sustento da nossa mesa”, enfatiza.

Qualidade da uva desta safra é destacada por todos - Fotos: Gustavo Vara

Pronunciaram-se na abertura da Feira a representante dos produtores de uva, Núbia Casari, desejando sucesso de vendas, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e do Sicredi, Nilson Loeck, que se reportou às dificuldades do agro e à importância do espaço para a Feira, e o representante da UFPel, professor César Rombaldi, que registou agradecimentos às famílias produtoras e parabéns pela qualidade da uva.

A presidente da Diretoria Executiva da Emater/RS, Mara Saafeld, agradeceu a Pelotas por valorizar a agricultura e dar espaços à agricultura familiar do município e do Estado. O representante da Embrapa, pesquisador Luís Eduardo Antunes, destacou que a uva é produto incluído no portifólio de vendas dos agricultores e que, graças à tecnologia e acompanhamento dos pomares, a comunidade consumirá uma fruta de grande qualidade.

No encerramento da abertura oficial da Feira de Uvas de Pelotas, representando a comissão organizadora, a servidora da SDR, Rejane Jorge, entregou um buquê de flores à produtora Núbia Casari, por ter colocado à disposição a sua propriedade, na colônia Ponte Cordeiro de Farias, para Abertura Oficial da Colheita da Uva, no dia 7 deste mês.

Produtora é homenageada com flores - Foto: Gustavo Vara

Prestigiaram a solenidade da abertura da 14ª Feira, além dos citados, o vereador Carlos Júnior (PSD), o assessor especial de projetos da Prefeitura, Luiz van der Laan, a representante do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), Laura Trápara, e a Corte da Uva 2024 - rainha Yasmin Schuler Sturbelle e princesa Ellen Schiavon Scherdien -, além da rainha do Morango/2023, Adriele Igansi Jandt.

A safra deste ano deverá resultar em 814 toneladas de uvas. Pelotas conta com 51 produtores, sendo 14 de variedades de mesa e 37 para a indústria.

Bancas atendem das 9 às 18h

- Banca do Largo do Mercado Central – diariamente, do dia 15 ao dia 24, com exceção do domingo (18)

- Avenida Dom Joaquim – sexta-feira (16) e terça-feira (20)

- Laranjal (Trapiche) – sábado (17), domingo (18), sábado (24)

- Avenida Salgado Filho (Havan) – sábado (17), sábado (24)

Notícias Relacionadas

Terra Forte beneficiará 100 agricultores familiares em Pelotas

Terra Forte beneficiará 100 agricultores familiares em Pelotas

Operação Terra Forte recebe estratégia de divulgação

Operação Terra Forte recebe estratégia de divulgação

Comder debate Plano Safra 2025/2026

Comder debate Plano Safra 2025/2026

Programa Operação Terra Forte é apresentada às comunidades quilombolas

Programa Operação Terra Forte é apresentada às comunidades quilombolas