
1ª Taça das Favelas do Rio Grande do Sul será domingo
No domingo (6), Pelotas vai ser a sede da Taça das Favelas do Rio Grande do Sul. É a primeira vez que o Estado participa da competição, que acontece desde o ano de 2011. O torneio será no estádio Bento Freitas.
O Taça das Favelas é um evento realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) com financiamento do governo do Estado. A programação firmou-se como o maior campeonato de futebol entre favelas do mundo e é destinada a jovens moradores de periferias, reúne times masculinos, com meninos entre 14 e 17 anos, e femininos, com meninas entre 15 a 17 anos de idade. O programa tem o apoio do RS Seguro e das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Esporte e Lazer (SEL).
“Além de um grande evento esportivo é uma ação social que promove a inclusão de jovens de periferia por meio do esporte. Por isso, sediar essa competição tem um significado muito grande para Pelotas, especialmente quando pretendemos nos tornar a cidade das crianças”, diz o assessor especial de Esporte, Carlos Júnior.
O coordenador da Cufa em Pelotas, Sandro Mesquita, destaca o desafio de realizar o evento na cidade e a importância da parceria da Prefeitura. “É uma responsabilidade muito grande o desenvolvimento de projeto social, ainda mais quando mexe com sonhos e possibilidades. Mas, é um desafio prazeroso quando, no caminho, encontramos parceiros locais que nos dão força”, ressalta.
Times da casa
Conforme levantamento da Assessoria Especial do Esporte, Pelotas estará no torneio por oito times representando Navegantes, Dunas, vila Castilhos, vila Hilda, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Três Vendas e Balneário dos Prazeres.
Doação de tênis aos atletas
Parceria firmada pela Prefeitura com o projeto Doe Gols do SporTV, que promove doações inclusivas por meio do esporte, possibilitará que todos os atletas das dez equipes pelotenses inscritas na competição ganhem um par de tênis.
“Muitos desses atletas têm dificuldades para comprar tênis. Então, essa doação surge como incentivo a prática do esporte e como inclusão social”, diz Carlos Júnior.
O responsável pela iniciativa Doe Gols, Anderson Nunes, lembra que a vulnerabilidade social afeta crianças e adolescentes de todo o Brasil, privando seu acesso à educação, lazer, esporte e diversas outras atividades. “Nos unimos ao Taça das Favelas na edição Pelotas porque acreditamos na transformação por meio do esporte”, finaliza o coordenador do projeto.
Quem mais vai participar da 1ª Taça das Favelas
Além de Pelotas, outras 24 cidades participam do Taça das Favelas. São Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Esteio, Farroupilha, Gravataí, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Viamão, Montenegro e Frederico Westphalen.