
3.792 pelotenses completam esquema vacinal contra Covid-19
A vacinação para complemento do calendário de imunização segue em Pelotas. Nesta quarta-feira (29), 3.792 pessoas receberam a segunda dose da vacina que protege contra a Covid-19. No drive-thru do Centro de Eventos, a ação foi para 1.560 pessoas de 49 e 48 anos ou mais que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 27 de junho. Já nos quatro pontos designados nos bairros, 2.232 residentes no município, com idades a partir de 50 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 28 e 29 de junho, concluíram o processo.
Nesta quinta-feira (29), 3.792 pelotenses completam esquema vacinal contra Covid-19. Fotos: Michel Corvello
Imunização continua
Seguindo o calendário, nesta quinta-feira (30), as ações também serão destinadas para complemento do processo de vacinação. No Centro de Eventos serão vacinadas, com a segunda dose, pessoas com 47 e 46 anos, que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 28 de junho. Já nos bairros, a segunda dose será aplicada em pessoas de 49 e 48, imunizadas com a primeira dose da AstraZeneca no dia 30 de junho.
Documentação necessária:
Para 2ª dose
- Documento de identidade; e,
- comprovante de vacinação para comprovar a 1ª dose.
Veja os pontos de vacinação nos bairros:
- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal
- Colégio Pelotense - Auditório, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro
- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas
- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520 – Fragata.
Mudança nos bairros
A partir do dia 2 de outubro (sábado), haverá mudança em um dos locais de vacinação nos bairros. As aplicações na Casa da Amizade, na Associação Rural de Pelotas, serão transferidas para a Faculdade Anhanguera, localizada também na avenida Fernando Osório, 2.301. A alteração será realizada até o dia 16/10, devido à realização da 95ª Expofeira de Pelotas.
Atualização das orientações
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, como regra geral, todas as vacinas recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação podem ser aplicadas no mesmo dia, sendo assim, não é mais preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação do imunizante contra a Covid-19 e qualquer outra do calendário.
Vale lembrar que segue valendo a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecerem na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.