
5ª Conferência Municipal de Cultura reúne governos e comunidade
A Prefeitura de Pelotas em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (ConCult) realizou à 5ª Edição da Conferência Municipal de Cultura com o tema “Democracia e Direito à Cultura: Pelotas em estado de conferência. O evento, aberto à comunidade, foi realizado na tarde de sexta-feira (20) e no sábado (21) na Casa da Música, no Largo de Portugal.
A abertura do encontro contou com intervenções artísticas como a apresentação “Negra Expressão” conduzida pela ativista Marielda Barcellos Medeiros e “Um Grito de Liberdade” da artista Miss Yan Future. Além das intervenções expostas das artistas Martha Gofre e Kelly Wendt. Aos participantes, foram distribuídas obras de artistas locais que contaram com o apoio do Procultura. E o encerramento ficou a cargo de uma dupla de palhaços, com a apresentação artística “Tropeço e Bolacha e o Almanaque de Pelotas”.
O Secretário Municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, ressaltou a importância do evento e da participação da comunidade ligada ao setor. “Este é o momento para discutir os temas e os eixos da Conferência Nacional e definir os delegados para participarem da Conferência Estadual de Cultura, por isso, é tão importante a ampla participação da classe cultural”, afirmou Pedroso.
Representando o Ministério da Cultura, a chefe de divisão do MinC no Rio Grande do Sul, Patrícia Affonso, participou da mesa de abertura e anunciou diversos recursos para o setor a serem acessados pelos municípios. “O Ministério da Cultura está se reestruturando e trazendo aos municípios orçamentos por meio da Lei Paulo Gustavo, Aldir Blanc e uma série de editais, para projetos culturais de diferentes áreas. Na próxima semana será lançado edital de R$ 6 milhões para o Hip Hop, movimento que está completando 50 anos. Esperamos que os grupos de Pelotas tenham acesso a estes recursos”, anunciou a representante do Ministério da Cultura.
Mesa de abertura da 5ª Conferência Municipal de Cultura. Fotos: Janine Tomberg
O Coordenador do Programa de Formação e Qualificação da Secretaria estadual da Cultura, Alexandre Vargas, disse que o setor vem se recuperando. “Na Sedac estamos fazendo um esforço para aumentar o número de municípios com sistemas municipais de cultura efetivos que valorize as características das cidades e que possam participar de forma efetiva da 6° Conferência Estadual de Cultura, dias 25 e 26 de janeiro, que prepara para a 4ª Conferência Nacional de Cultura.
A presidente do Concult, Annie Rodriguez Fernandes,” agradeceu os participantes dos governos e representante do legislativo municipal, o vereador Paulo Coitinho, pela parceria neste evento, “que vem aprimorar as nossas competências e atribuições para alavancar nossa cultura pelotense”, disse a Annie.
Fizeram parte da construção desta etapa da Conferência Nacional de Cultura em Pelotas, o Fórum Permanente de Cultura de Pelotas, Coletivo Autores de Pelotas, Associação Otroporto Indústria Criativa, 26ª Região Tradicionalista e Sistema Municipal de Museus.