Abertura oficial da temporada será às 10h, no Largo do Mercado Central. Feira se estenderá até o dia 30 de outubro, com pontos de comercialização no Centro e em bairros

5ª Feira Municipal do Morango inicia-se nesta sexta-feira

Abertura oficial da temporada será às 10h, no Largo do Mercado Central. Feira se estenderá até o dia 30 de outubro, com pontos de comercialização no Centro e em bairros
Por Tânia Magalhães 27-09-2021 | 13:52:46
Tags: feira municipal do morango, 5ª edição, de 1º a 30 de outubro, bancas centro e bairros

A 5º Feira Municipal do Morango 2021, de 1º a 30 de outubro, das 9 às 17h, proporcionará a venda direta da fruta do produtor ao consumidor, em embalagem padronizada de 1 quilo, com preços de R$ 13,00 e de R$ 15,00, além de derivados, como cucas e geleias produzidas na colônia. Na sexta-feira (1º/10), às 10h, no Largo do Mercado Central, será a abertura oficial do cronograma, com a presença de autoridades, de convidados, técnicos e produtores.

Largo do Mercado concentrará dez bancas - Foto: Arquivo/Ascom

A Feira do Morango é uma realização da Prefeitura, sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e participação da Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Em todas as bancas, no Centro e em bairros, os comerciantes usarão avental e máscara, cumprindo determinações das boas práticas e cuidados sanitários quanto à prevenção à Covid-19. Haverá álcool gel à disposição dos consumidores.

“A abertura oficial da Feira terá um diferencial em relação a edições anteriores. Como não será realizada a Festa do Morango, na zona rural, devido à pandemia do coronavírus, dez bancas estarão instaladas no Largo do Mercado, fortalecendo a estratégia de busca de maior abrangência possível de público e reforçando a divulgação do potencial produtivo”, enfatiza o secretário Jair Seidel.

Produção de morango em Pelotas

O Município ocupa a 4ª colocação, no Estado, em produção de morango. Cento e setenta famílias da zona rural de Pelotas estão envolvidas com o cultivo e a comercialização da fruta, cuja expectativa da colheita, neste ano, é de mais de 1,6 mil toneladas.

O secretário Jair Seidel informa que a zona rural conta com 40,5 hectares de produção de morango e que, das 170 famílias envolvidas, 85 praticam a técnica do cultivo fora do solo. O acompanhamento das atividades dos produtores conta com participação da SDR com parceria da Emater (técnica), da Embrapa e da UFPel (pesquisa e tecnologia), e apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O mercado consumidor do morango produzido em Pelotas é local, regional, e abrange outros pontos do Estado. “Produtores reúnem-se, periodicamente, com as entidades de apoio, visando à consolidação do processo evolutivo e à retomada da força da cultura da fruta no município. Essa estratégia possibilita galgar a ampliação de mercados”, salienta Seidel.

Saiba onde estará a banca mais próxima

- Centro

O Largo do Mercado Central é o ponto de vendas do Centro, com comercialização, diariamente, das 9 às 17h, à exceção dos domingos.

- Bairros

* Sábado (2/10) – Laranjal, na avenida Rio Grande do Sul esquina Doutor Augusto de Assumpção Júnior (praia) e rua Guilherme Wetzel (Cohabpel)

* Domingo (3) – Laranjal

* Segunda-feira (4) – Terra Nova (Três Vendas)

* Terça-feira (5) – Guabiroba (Fragata), na praça central

* Quarta-feira (6) – Defronte o Big e na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira esquina rua Tiradentes

* Quinta-feira (7) – avenida Duque de Caxias (Fragata), defronte o Sicredi

* Sexta-feira (8) – avenida Salgado Filho (Três Vendas), defronte a Havan

* Sábado (9) – Laranjal, na avenida Rio Grande do Sul esquina Doutor Augusto de Assumpção Júnior (praia) e rua Guilherme Wetzel

* Domingo (10) – Laranjal, na avenida Rio Grande do Sul esquina Doutor Augusto de Assumpção Júnior (praia)  

* Segunda-feira (11) – Terra Nova (Três Vendas)

* Terça-feira (12) – Guabiroba (Fragata), na praça central, e Laranjal, na avenida Rio Grande do Sul esquina Doutor Augusto de Assumpção Júnior (praia)  

* Quarta-feira (13) – Big e Juscelino esquina Tiradentes

* Quinta-feira (14) – avenida Duque de Caxias (Fragata), defronte o Sicredi

* Sexta-feira (15) – avenida Salgado Filho, defronte a Havan

Na segunda quinzena do mês, as bancas da feira itinerante cumprirão o mesmo cronograma de locais e dias da semana.

Notícias Relacionadas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros