Novo sistema de acolhimento a pacientes nas unidades de saúde do Município começa com grande aceitação da comunidade e muita expectativa dos profissionais

Acolhe Bem qualifica atendimento nas UBSs e Ubais

Novo sistema de acolhimento a pacientes nas unidades de saúde do Município começa com grande aceitação da comunidade e muita expectativa dos profissionais
Por César Soares 05-04-2022 | 16:47:37
Tags: Saúde , UBS , acolhimento , Acolhe Bem , atendimento

A nova proposta de atendimento à comunidade em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais) está em funcionamento. Desde o começo desta semana, a implantação do Programa Acolhe Bem na rede da Atenção Primária promete qualificar a saúde no Município por meio do acolhimento com classificação de risco, acabando, assim, com o antigo sistema de fichas e as filas, assegurando que ninguém fique sem atendimento.

Sistema de atendimento por acolhimento nas unidades de saúde. Fotos: Rodrigo Chagas.  

O sistema, que já funcionava em algumas Unidades com outros formatos, foi padronizado e instalado em todas as 50 UBSs e nas duas Ubais (Navegantes e Lindoia). Os primeiros atendimentos demonstram que o Programa chega com boa aceitação da comunidade. Na UBS Fraget, na manhã desta terça-feira (5), Jordana Machado de 20 anos, buscou atendimento, foi acolhida e teve sua necessidade resolvida. "Eu acho muito bom assim, porque muitas vezes a gente precisa de uma consulta mais rápida e não precisa ficar esperando, às vezes tem coisas que não são tão graves e podem ser resolvidas", avaliou a jovem.

Em um histórico recente, a Unidade do Fraget vinha apresentando demanda reprimida devido ao período da pandemia e, também, porque muitas pessoas não conseguiam fichas que eram distribuídas nas segundas-feiras para agendamento de consultas ao longo da semana. Havia, inclusive, registro de comercialização de lugares nas filas e fichas, situações que geravam muitas reclamações.

De acordo com a enfermeira da UBS, Joice Castro, o novo sistema já era uma aposta defendida pela profissional há algum tempo. "Esse formato vai acabar com as filas, todas as pessoas serão acolhidas de alguma forma e vai ainda mudar o hábito de só procurar a UBS quando se está doente, o que em alguns casos pode dificultar o tratamento. Isso vai estimular a prevenção à saúde que é também o papel da Atenção Primária", projetou, salientando que para o funcionamento a pleno, em algumas situações, será preciso mais compreensão da população, de que nem sempre será necessária uma consulta médica, podendo a demanda ser resolvida por meio de uma avaliação de um enfermeiro por exemplo.       

Como será a classificação para atendimento

Conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa Acolhe Bem, amparadas pelo “Protocolo Municipal de Classificação de Risco”, desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), toda pessoa que for a alguma UBS ou Ubai, deverá ser acolhida por um profissional da equipe e classificada com cores conforme seu risco, tendo em vista os sintomas. Confira a classificação adotada:

- cor vermelha - suporte necessário imediato e acionamento do Samu;

- cor amarela - condutas adotadas na própria unidade e, se preciso, encaminhamento para a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Areal;

- cor verde - atendimento garantido no mesmo dia, por um médico ou enfermeiro;

- cor azul - indica condições não agudas, com agendamento para atendimento posterior.

Notícias Relacionadas

Não há alteração de casos de dengue em Pelotas

Não há alteração de casos de dengue em Pelotas

Prefeitura pede que pacientes da Saúde atendam telefone

Prefeitura pede que pacientes da Saúde atendam telefone

Prefeitura informa vacinação contra Meningite e Influenza

Prefeitura informa vacinação contra Meningite e Influenza

Prefeitura adere à campanha internacional Novembro Azul

Prefeitura adere à campanha internacional Novembro Azul