
Alunos da rede municipal participam de oficina de robótica na Fenadoce
45 alunos dos Clubes de Robótica e Computação Criativa da rede municipal de ensino de Pelotas estiveram presentes na Arena Sebrae X da 29ª Fenadoce, onde ocorreu uma oficina ofertada pelo Criar-Lab em parceria com o Sebrae/RS e o Centro Tecnológico Educacional de Pelotas (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed). Os estudantes são das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Balbino Mascarenhas e Bruno Chaves.
Fotos: divulgação/Cetep
A oficina Montagem do Robô Pevitro foi realizada em homenagem ao mascote do Robopel, evento que acontece anualmente na semana de aniversário de Pelotas, e ofertou introdução à robótica com conceitos de aprendizagem criativa, dobraduras e funcionamento do processo de manipulação de objetos 3D, conforme detalhou Tiago Primo, coordenador do Criar-Lab. O trabalho com cola, led, pilha e eletricidade também foi explicado.
“Estar com pessoas comprometidas com o desenvolvimento progressivo da educação na área de inovação, criatividade e pensamento computacional é sensacional. Além de ser especial aos alunos da rede, é importante também dar visibilidade aos projetos, é um momento de compartilhamento de ações que vêm fazendo a diferença no ecossistema de inovação”, afirmou a coordenadora do Cetep, Adriane Esperança.
Adriane também participou do evento na Arena Sebrae X no painel sobre “Aprendizagem através de projetos”, junto com o professor do IFRS - Campus Rio Grande, Serguei Nogueira, coordenador do Centro de Inovação Tecnológica.
A importância de levar oportunidades aos alunos da rede
A professora Ana Lúcia Ortiz Alt, líder do Clube da Emef Balbino Mascarenhas, que levou alunos do 4º e 5º ano, ressaltou que a experiência com as oficinas é sempre significativa para jovens e professores. “Agradeço a oportunidade organizada pela Smed, pois trazer os alunos dos bairros para este espaço de inovação é extremamente importante e também poder assistir a alegria deles ao realizar as atividades é gratificante”, contou.
Já Vinícius Santos, professor e líder do Clube de Robótica e Computação Criativa da escola Bruno Chaves, comentou que foi uma prática bastante positiva, pela troca de experiência e a ampliação dos conhecimentos na robótica educacional para os alunos do 9º ano.
Esse tipo de ação visa oportunizar aos alunos da rede municipal uma experiência de vivência do mundo da robótica em um espaço diferenciado e qualificado. Segundo a coordenadora pedagógica do Cetep, Letícia Fonseca, as crianças e adolescentes participantes do Clubes de Robótica e Aprendizagem Criativa desenvolveram seus projetos criativos trabalhando em colaboração e usando imaginação e criatividade.