Prefeita Paula assina documentação de doação do terreno pela Porto 5. Fase 1 do projeto já está em andamento

Área do futuro Parque Urbano da Juscelino já é do Município

Prefeita Paula assina documentação de doação do terreno pela Porto 5. Fase 1 do projeto já está em andamento
Por Tânia Magalhães 14-01-2022 | 15:53:29
Tags: parque urbano, juscelino, praça pública, doação de terreno

Nesta semana, a prefeita Paula Mascarenhas assinou o recebimento da área localizada na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre as ruas General Argolo e Doutor Cassiano, onde será construído o Parque Urbano. A doação do terreno, com 130 metros de comprimento por 45 de largura, para o Município, pela empresa Porto 5, já estava prevista como compensação de empreendimentos urbanos. A fase 1 do projeto está em andamento.

Prefeita assina documento do registro da área para o Município - Foto: Gabinete

O Parque Urbano será uma praça pública, construída pela Porto 5, por medidas mitigatórias, com acompanhamento técnico das secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e de Qualidade Ambiental (SQA).

De acordo com o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, a construção será desenvolvida em três etapas. A fase 1, correspondendo aos primeiros 70 metros a contar da rua General Argolo, terá características de espaço de convivência. A fase 2 – área central – será voltada para passeios em área inserida em contexto ambiental, com arborização e preservação da mata existente. A fase 3, primeiros 25 metros a contar da Doutor Cassiano, será destinada ao público infantil, com playground e recursos para recreação, lazer e diversão. A área total do Parque será de 59.650 metros quadrados.

Fase 1 já está em execução - Foto: Projeto

“A assinatura do registro do imóvel oficializa a saída do projeto do papel. Trata-se de uma obra relevante. Será mais uma área pública qualificada para atender à demanda da população, localizada em região que tem sido beneficiada com expressivos avanços, como a requalificação da infraestrutura da avenida Juscelino e a construção do Ginásio Municipal Karosso. Será um corredor de convívio, com características originais que possibilitarão a integração popular com conceitos, ambientes e educação ambiental”, salienta Schaefer.

O que terá no Parque

Além de natureza, o projeto executivo paisagístico do Parque Urbano prevê a instalação de mobiliário. Haverá 23 bancos de dois modelos, oito bicicletários metálicos, lixeiras, 23 canteiros para vegetação ornamental, e postes com luminárias. O piso será diferenciado por espaços – cimentício e revestido em borracha, além de blocos intertravados de concreto.

A execução do projeto transformará o atual terreno, disponibilizando, à comunidade, espaços de lazer, para caminhadas, recreação, estar e contemplação, integrando-se ao contexto urbano de futuros empreendimentos e promovendo uma visão urbanística linear.

Notícias Relacionadas

Prefeitura planeja ações de drenagem na zona Norte

Prefeitura planeja ações de drenagem na zona Norte

Prefeitura apresenta revitalização do Areal Fundos à comunidade

Prefeitura apresenta revitalização do Areal Fundos à comunidade

Prefeitura inicia recadastramento de protetores de animais

Prefeitura inicia recadastramento de protetores de animais

Prefeitura abre espaço público na orla do arroio Pelotas

Prefeitura abre espaço público na orla do arroio Pelotas