Unidades educacionais públicas recebem trabalho educativo ministrado pela Prefeitura e Patram

Atividades levam preservação do meio ambiente para escolas

Unidades educacionais públicas recebem trabalho educativo ministrado pela Prefeitura e Patram
Por Micael Carvalho 09-09-2022 | 15:14:56
Tags: Preservação Ambiental, Patram, Educação Ambiental, Horto Municipal

Com o objetivo de ampliar os debates referentes à preservação ambiental, trabalho educativo é realizado pela Prefeitura em parceria com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). As ações são desenvolvidas em escolas das redes municipal e estadual de Pelotas e levam aos alunos palestras, atividades participativas e doação de mudas do Horto Municipal.

Fotos: Divulgação/SQA

De acordo com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), contabilizando as atividades já desenvolvidas nas instituições de educação, mais de dez mil mudas já foram distribuídas. O setor de Educação Ambiental da pasta destaca que as plantas são disponibilizadas conforme as características do local, priorizando a entrega de espécies nativas para as escolas da zona rural.

O titular da SQA, Eduardo Schaefer, destaca a importância de discutir a temática. “Estamos juntos neste importante projeto que leva educação ambiental, os cuidados com a natureza, a flora e a fauna para a rede escolar. Certamente, todos nós teremos mais qualidade de vida se agirmos de forma positiva para a proteção do nosso meio ambiente. Mais do que falar e debater, é preciso ter ações concretas e esse é o objetivo da SQA junto aos nossos parceiros”, afirmou Schaefer.

Conheça os projetos de Educação Ambiental

Atualmente, a Prefeitura dispõe de uma série de projetos educativos ligados à temática ambiental, aos quais as escolas da rede pública e privada de ensino podem fazer a adesão. Confira as iniciativas.

- Hortas Escolares: Prevê a criação de hortas orgânicas na rede de ensino, incentivando o cultivo de produtos saudáveis e de boa qualidade nutricional. 

- Hortas Comunitárias: Institui a produção de alimentos, com a participação da comunidade em áreas próximas às residências, promovendo a inclusão social e a segurança alimentar. As hortas comunitárias têm o papel de produzir alimentos por meio do trabalho voluntário da comunidade.

- Pomares Escolares e Comunitários: O projeto visa implementar, na rede de ensino, áreas públicas dentro da cidade e condomínios, pomares com mudas de árvores frutíferas adaptáveis a cada localidade. 

- Meu Jardim é Mais Botânico: A proposta do projeto é deixar os jardins das escolas mais alegres. Com a ajuda da comunidade escolar na manutenção do jardim, a iniciativa oferece um cronograma floral, que permite que o jardim permaneça florido durante a maior parte do ano.

- Teia do Saber: Propõe a realização de ciclos de palestras e exposições nas escolas. O projeto prevê a disponibilização de, aproximadamente, 30 palestras sobre os mais variados temas relacionados à educação ambiental.

- Aprendendo na Praça: Atua com alunos das séries iniciais, trabalhando a educação ambiental de uma forma lúdica e concreta.  

- Projeto Pau Brasil: Promove um resgate ambiental em torno da árvore, visto a relevância histórica que tem para o território brasileiro. É um projeto interdisciplinar, começando com a plantação de uma muda junto à comunidade escolar.

- Projeto Videoaulas: A SQA disponibiliza, aproximadamente, 70 vídeos educativos sobre educação ambiental para professores utilizarem em aula.

- Agentes Ambientais Mirins: A iniciativa tem como objetivo realizar aulas, oficinas e visitas supervisionadas com os alunos das redes de ensino, auxiliando no processo de educação e sensibilização sobre o cuidado e a preservação do meio ambiente. 

Para aderir aos projetos, as escolas das redes municipal, estadual e particular devem entrar em contato com a Secretaria de Qualidade Ambiental pelo telefone (53) 3227-1642 ou pelo e-mail sqa@pelotas.rs.gov.br.

Notícias Relacionadas

Prefeitura inicia plantio de árvores nativas na avenida Rio Grande do Sul

Prefeitura inicia plantio de árvores nativas na avenida Rio Grande do Sul

Prefeitura inicia recadastramento de protetores de animais

Prefeitura inicia recadastramento de protetores de animais

Pelotas busca criar compostagem de animais e ampliar licenciamento

Pelotas busca criar compostagem de animais e ampliar licenciamento

SQA substitui árvores exóticas por espécies nativas no Laranjal

SQA substitui árvores exóticas por espécies nativas no Laranjal