
Avançam as atividades de desassoreamento do canal da Divineia
Nesta semana, iniciaram-se as intervenções de desassoreamento do canal da Divineia, beneficiando a comunidade do 2º distrito de Pelotas, Colônia de Pescadores Z3. As atividades resultam de investimentos do Plano Rio Grande, Programa Desassorear RS, do governo do Estado, com a cooperação da Prefeitura, por meio de fiscalização. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) está com essa responsabilidade.

Desassoreamento do canal protege a Z3 de alagamentos - Foto: Volmer Perez
O termo de cooperação Município/Estado foi assinado pelo prefeito Fernando Marroni, com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), na última semana de julho. O secretário de Desenvolvimento Rural, Anderson Schmidt, esclarece que o período até o início das intervenções decorreu por conta das etapas legais do processo.
Objetivo do desassoreamento
Com a crise climática de 2024 e recorrentes instabilidades de grandes volumes, o canal da Divineia acumulou sedimentos e excedentes descartados irregularmente pela população, resultando no comprometimento da plena vazão das águas, tornando-se necessária a limpeza e o desassoreamento.
O curso de 160 metros de comprimento por 23,71 metros de largura já está passando pelas intervenções executadas pela empresa AGR Engenharia e Empreendimentos. “A retirada dos excedentes tem objetivo preventivo em relação a alagamentos, corrigindo a capacidade de drenagem do canal, evitando a invasão das águas na Colônia Z3, que tanto causa transtornos, perdas e desalojamento de moradores”, observa Schmidt.