
Blitze de fiscalização aos maus-tratos a cavalos são retomadas
A Prefeitura de Pelotas, por meio do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), retomou nessa quarta-feira (8), as blitze para fiscalização de charretes irregulares e animais em situação de maus-tratos. A ação foi realizada no bairro Fragata, em regiões da Guabiroba, Simões Lopes e Gotuzzo. De acordo com Henrique Fetter, presidente do Comupa, “as fiscalizações retornam após período inativo, em virtude da pandemia”.
Durante a operação, foram fiscalizados oito veículos e verificada a situação de dez animais. Das charretes, quatro estavam emplacadas e outras quatro foram orientadas a comparecerem na Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) para regularização. Nenhum animal precisou ser recolhido por maus-tratos durante a blitz.
Fiscalização ocorreu no Bairro Fragata - foto/Divulgação
As fiscalizações serão realizadas periodicamente em vários pontos da cidade, adiantou Fetter, acrescentando que, “quando é constatado maus-tratos ao animal, o dono é notificado, o cavalo é recolhido à Hospedaria Municipal e um processo administrativo é instaurado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA)”.
Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e representantes da SQA e das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), além do Conselho Tutelar, participam das blitze organizadas pelo Comupa.