
Bota-Fora recolheu 53 cargas de descartes desde o início do ano
Nas sete edições realizadas em 2023, as equipes do programa Bota-Fora - através do qual a prefeitura oferece o recolhimento de volumes inservíveis, como móveis, vidros, restos de construção e de podas, eletrodomésticos e outros - recolheram 53 cargas de detritos descartados pela população. Somente na última edição, realizada no bairro Cruzeiro foram seis caçambas de material.
Conforme os dados da secretaria de Serviços Urbanos e Instraestrutura, neste ano a edição na qual se alcançou o maior volume de materiais recolhidos foi a realizada em janeiro, no Dunas, quando foram retiradas 19 cargas.
Nos meses seguintes, o Bota-Fora passou pelos loteamentos Ceval, Osório, Anchieta, Barão de Mauá e pela vila Princesa, Guabiroba, Recanto de Portugal e Arco-Íris. Nestas ações foram recolhidas entre duas e 12 caçambas de materiais.
Fotos: Rodrigo Chagas
Resposta da população
A diretora operacional da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), Lúcia Amaro, avalia como boa a aceitação do programa pela população levando em conta as facilidades que oferece, mas o engajamento pode melhorar. “Seria interessante uma maior adesão por parte da população, pois normalmente as datas são nas segundas-feiras e divulgadas previamente pelas mídias da prefeitura para oportunizar às pessoas o final de semana para organizarem-se quanto ao descarte”, afirma.
Confira o cronograma dos próximos meses
Dia 14 de agosto - Loteamentos Jardim de Alah e Germani
Dia 11 de setembro - Vasco Pires
Dia 9 de outubro - Loteamento Eucaliptos
Dia 6 de novembro - Residencial Paineiras
Dia 11 de dezembro - Getúlio Vargas
Sobre o Bota-Fora
O Dia do Bota-fora foi criado pela Lei Municipal 6.193/2019. Uma vez por mês, em locais e datas preestabelecidos, a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura realiza o recolhimento de volumes inservíveis, como móveis, vidros, restos de construção e de podas, eletrodomésticos e outros. A população tem a oportunidade de realizar o descarte desses itens na frente de suas residências, para que eles sejam removidos pelas equipes da Ssui.
A medida tem por objetivo beneficiar moradores que não têm condições de descartar estes materiais nos locais adequados, que são os ecopontos. Além disso, a implementação do Bota-Fora também busca evitar que haja o descarte irregular do lixo inorgânico em terrenos que não são adequados, como em vias e áreas verdes.
Notícias Relacionadas

Prefeitura mantém quebra-ondas na faixa de areia do Laranjal

Prefeitura recolhe entulhos pela quarta vez este ano no Areal Fundos

Prefeitura já roçou mais de 144 mil metros quadrados no entorno da Fenadoce

Prefeitura retoma obra de desobstrução no Sítio Floresta