Objetivo da Secretaria de Assistência Social é aumentar a capacidade de atendimento e oferecer mais conforto a quem procura o serviço

Cadastro Único do Município muda de endereço em abril

Objetivo da Secretaria de Assistência Social é aumentar a capacidade de atendimento e oferecer mais conforto a quem procura o serviço
Por Ascom 18-03-2022 | 12:23:15
Tags: cadastro único, endereço, vulnerabilidade

O contrato do novo prédio onde funcionará o Cadastro Único do Município, localizado na rua Dom Pedro II, 959, entre as ruas General Osório e Marechal Deodoro, será assinado nos próximos dias e o trabalho da equipe já está sendo reorganizado. A mudança deve ser efetivada nos primeiros dias de abril, e a principal alteração para os usuários é a maior capacidade de atendimento do serviço, além do conforto, já que o novo local é maior do que o atual.

Atualmente o Cadastro funciona das 8h às 17h e atende até 75 pessoas por dia para novas inscrições ou atualizações cadastrais, além de pedidos de informações e solicitações de documentos, num total de, aproximadamente, cem atendimentos por dia. A expectativa é que no novo endereço esse número possa dobrar, já que haverá mais espaço para que os cadastradores atendam simultaneamente, o que reduziria o tempo de espera para quem precisa e busca o serviço.

O titular da Secretaria de Assistência Social (SAS), José Olavo Passos, comemora a mudança e diz que o novo local irá permitir um atendimento cada vez mais humanizado, além de garantir um pouco mais de dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade, fragilizadas pelas dificuldades que a realidade econômica do país tem imposto a elas, e que, por isso, precisam tanto dos serviços. “Essa humanização é o principal objetivo da equipe”, afirma Passos. Na próxima semana a SAS terá uma reunião com a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel) para discutir a informatização do novo prédio, para que o atendimento seja pleno assim que as portas forem abertas ao público.

Além do Cadastro Único central, hoje sediado na SAS, três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) fazem o Cadastro – Areal, Três Vendas e Fragata. Atualmente eles atendem por demanda espontânea, ou seja, os usuários se deslocam até o Cras e aguardam atendimento. Em abril o serviço será híbrido – serão até 400 atendimentos agendados e cem espontâneos por mês, ou ainda, 25 agendados e cinco espontâneos por dia.

A equipe explica que atualmente as filas nos locais ocorrem, pois muitas pessoas continuam chegando durante a madrugada para garantir o atendimento, porém até o final da manhã todas já foram atendidas. À tarde, normalmente, apenas os 15 agendados que residem na zona rural chegam à sede do serviço. “Se parte dessas pessoas que madrugam para aguardar o atendimento chegassem aos locais mais perto das 12h, por exemplo, o tempo de espera seria muito menor”, destaca o secretário de Assistência Social.

Até a data da mudança, o serviço segue sendo realizado junto ao prédio da SAS, na rua Marechal Deodoro, 404, das 8h às 17h.

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