 
            Carnaval de Pelotas 2023 é oficialmente aberto
Após três anos, a festa mais tradicional de Pelotas está oficialmente de volta. Na noite de quarta-feira (22), a prefeita Paula Mascarenhas entregou a chave da cidade ao Rei Momo Márcio Rosa, como ato simbólico de abertura do Carnaval 2023. Os concursos dos blocos burlescos e das bandas carnavalescas serão entre esta sexta-feira (24) e o domingo (26) na Passarela do Samba.
Fotos: Rodrigo Chagas
“Quero agradecer todos os blocos, grupos e bandas carnavalescas que fazem parte dessa festa e todos que amam o Carnaval em Pelotas. Estamos de volta, depois de três anos longe da folia e, com certeza, vamos ter um grande Carnaval neste fim de semana”, destacou a prefeita.
Os festejos iniciaram-se na mesma noite, com o concurso de conjuntos vocais, realizado pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) com apoio da Prefeitura. Com a presença da Corte do Carnaval, sete grupos se apresentaram na estrutura montada no Largo da Estação Ferroviária: Nena’s Bar - consagrado campeão -, Baluartes, Samba na Veia, Ladaia, Jacaré da Lagoa, Só pra Variar e Samba.
Fotos: Rodrigo Chagas
Também prestigiaram o evento os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Rafael Dutra, Barriga (PTB) e Carla Cassais (PT), a diretora-presidente do Sanep, Michele Alsina, e o diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura, André Müller, além do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Scherdien, e agentes da Brigada Militar e da Guarda Municipal.
Campanha de combate ao assédio
Para intensificar o combate ao assédio contra mulheres, a Prefeitura lançou, durante a abertura oficial do Carnaval, a campanha Não é Não. A presença de servidores vestidos com camisetas padronizadas e carimbos com os dizeres Não é Não, durante os desfiles, terá como objetivo encorajar as mulheres a denunciar situações desconfortáveis e mostrar que não estão sozinhas.
“Lançamos essa campanha no Carnaval e vamos acompanhar a pauta, durante o ano inteiro, no Fórum Permanente de Proteção às Relações Humanas. O que pedimos é muita alegria e respeito, respeito às mulheres e não ao assédio”, frisou Paula.
A iniciativa é nacional e existe desde 2020 em Pelotas, organizada pela Secretaria de Assistência Social e pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência e a Câmara de Vereadores. Devido à pandemia da Covid-19, essa é a segunda edição da campanha na cidade.
“Queremos atuar na folia e informar que as mulheres têm direito de dizer não e são amparadas pela lei. Mesmo em 2023, precisamos reforçar a fala que não é uma palavra única e não precisa vir acompanhada de nenhum outro argumento. Precisamos ser respeitadas”, defendeu a coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Paola Fernandes.
Fotos: Rodrigo Chagas
Confira a programação completa do Carnaval de Pelotas
Pelotas já vive o Carnaval desde o feriadão, que foi marcado pelos desfiles dos blocos de rua no sábado (18), domingo (19) e terça-feira (21). Nesta sexta-feira, a partir das 21h, os burlescos abrem a primeira noite na Passarela do Samba, na rua Conde de Porto Alegre, no Porto. No sábado (25), será a vez das bandas a partir das 16h. A apuração dos votos será no domingo às 13h, com o desfile das três primeiras bandas campeãs do Carnaval 2023 e a premiação dos blocos burlescos.
A venda dos ingressos está em andamento na banca 37 do Mercado Central, com entrada pela rua Andrade Neves, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min. O ingresso individual custa R$ 13,00 por noite e R$ 28,00 o passaporte para três noites.
- Sexta-feira (24)
21h: participação de Lobos da Cerca
22h: participação do Bloco da Integração, Saúde e Educação concurso Blocos Burlescos
23h: Mafa do Colono
0h10min: Bruxa da Várzea
1h20min: Bafo da Onça
2h30min: Tesoura da Tiradentes
3h40min: Candinhas da Cerquinha
- Sábado (25)
Abertura oficial
16h: Banda Empolgação Participações
18h: Cruzmaltense
19h45min: Boloduchos
Concurso Bandas Carnavalescas
21h: Explosão
22h10min: Leocádia
23h20min: Meta Carnavalesca
0h30min: Xavabanda
1h40min: Dona da Noite
2h50min: Kibandaço
4h10min: Entre a Cruz e a Espada
- Domingo (26)
13h: Apuração dos concursos bandas e burlescos
Participações 18h: Banda Edu Polvo
19h: Escola mirim Águia de Ouro
20h: Escola mirim Super Pateta
21h: Bloco do Mapa e Amigos do Sereno com entrega, no final do desfile, das premiações de 1°, 2° e 3° lugares dos blocos burlescos
22h: 3° lugar bandas
23h: Vice-campeã bandas
00h: Campeã bandas
No dia 18 de março, na avenida Bento Gonçalves, vão desfilar as escolas do Grupo Especial. A chamada Noite das Campeãs terá participação das escolas de samba Academia do Samba, General Telles e Unidos do Fragata, além das duas escolas mirins, Ramirinho e Mocidade do Simões.
Notícias Relacionadas
 
                                        Prazo de inscrição no Concurso para cortes do Carnaval 2026 termina quinta
 
                                        Prefeitura prorroga até dia 30 inscrições do concurso para Cortes do Carnaval 2026
 
                                        Prevpel lota auditório com ciclo de palestras sobre câncer de mama
 
                                        Prefeitura visita Passarela do Samba para planejar o Carnaval 2026
 
                 
             
                 
                 
                 
                 
 
     
    