
Carreta da Saúde chega a Pelotas para reforçar o Outubro Rosa
Bem-vinda! A Carreta da Saúde, aguardada em Pelotas para reforçar o Outubro Rosa – mês dedicado, internacionalmente, a alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama –, entrou na cidade ainda antes do amanhecer desta quinta-feira e se encontra em plena instalação no Largo de Portugal, junto à Estação Ferroviária. Nesta sexta-feira, às 10h, haverá ato oficial de abertura dos atendimentos, com a presença de representante do Ministério da Saúde, do prefeito Fernando Marroni, da secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória, entre outras autoridades.
Carreta terá consultas e exames - Fotos: Volmer Perez
“A nossa expectativa é que a Carreta possa vencer a fila que temos para consultas e exames. A Prefeitura vai se manter a par de tudo. Nossos técnicos acompanharão os encaminhamentos necessários após atendimento pela equipe do Ministério. Nesses 30 dias de permanência da unidade móvel na cidade, a avaliação que se tem é que possamos superar a fila de espera”, pontuou o prefeito Fernando Marroni, acrescentando que “para nossa cidade, é muito importante, é um alívio, particularmente, às doenças que acometem as mulheres.”
A Carreta da Saúde, unidade móvel do Ministério, que percorre todo o país, permanecerá em Pelotas, durante 30 dias, disponibilizando exames e consultas à saúde da mulher. Serão atendidas as mulheres da fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde, mediante agendamento informado em contato mantido pela própria equipe da Carreta. A previsão é de cerca de 60 atendimentos por dia, para prevenção ao câncer de mama e colo de útero e relacionados a sangramentos vaginais.
No decorrer desta quinta-feira, será executada a montagem de toda a infraestrutura para os atendimentos. A carreta tem 15 metros de comprimento e mais de dois metros de altura. Na área interna, conta com consultórios e equipamentos para exames.