Ciclo Verde chega ao Recanto de Portugal segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (8), as ações do programa da Prefeitura ‘Ciclo Verde Pelotas’ irão beneficiar a região do Recanto de Portugal, no Laranjal. Dos três eixos que compõe o programa executado pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), o ‘Bairro Verde’ será aplicado na localidade.
O trabalho tem previsão de durar 15 dias. Durante este tempo - que pode ser alterado em razão do clima - serão avaliadas demandas de manejo arbóreo, além de serem efetuadas podas, supressões ou transplante das árvores, caso haja necessidade, além de ser realizado o cadastro de espécies arbóreas.
Após o encerramento das atividades, estão previstas ações de educação ambiental para a comunidade.
O que é Ciclo Verde Pelotas
O Ciclo Verde Pelotas é realizado pela Prefeitura e tem o objetivo de fortalecer as ações voltadas para a gestão ambiental urbana, como o manejo de árvores, arborização urbana, incentivo ao plantio, entre outras atividades, que chegam até a população por meio da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), responsável pela execução do programa, que é finalizado com práticas voltadas para educação ambiental.
Além do ‘Bairro Verde’, o Ciclo Verde também conta com outros dois eixos. São eles: ‘compensatória verde’ e ‘ação verde’.
A ‘compensatória verde’ refere-se ao ato de reparar a perda de espécies arbóreas em virtude da ação de cidadãos e/ou empreendimentos. A pessoa ou instituição que realizar a retirada de árvores deverá compensar o ato com o plantio e manutenção de mudas por dois anos. Todas as ações deverão ter aprovação técnica do Município e serão supervisionadas.
A busca de entidades do terceiro setor para realizar, em conjunto com a SQA, o plantio de mudas em áreas verdes é intitulada ‘ação verde’. A ideia é aproximar a sociedade de entidades não-governamentais, que compõem o terceiro setor, para que possam atuar em conjunto na busca por um ambiente mais agradável.