
Ciclo Verde realiza mais de 12 mil ações de manejo arbóreo em 2023

Lançado em 2021 o programa promove ações de manejo árboreo em toda a cidade e somente este ano alcançou um total de 3,5 mil mudas plantadas. Fotos: Michel Corvello
Através do programa Ciclo Verde, a Prefeitura realizou 12 mil atividades de manejo arbóreo desde o início de 2023. Conforme os dados da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), de janeiro a outubro foram plantadas 1,3 mil mudas, e ainda, 10,1 mil árvores receberam podas de correção e outras 523 foram suprimidas.
O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer comemora os resultados. “Estamos acompanhando os bairros, nos aproximando das pessoas e entidades. Nossa ideia é, até o final do ano, licitar um serviço de manejo arbóreo mais completo, veloz e estruturado, contemplando toda a cidade. A SQA sempre busca fazer mais, isso acaba engajando a população na pauta de arborização”, diz.
Além do trabalho de manejo, o programa contempla, ainda, as doações de mudas. Desde o início do ano, foram entregues à população 6,3 mil exemplares, tanto através de solicitações feitas pelo Sislam, como em parcerias com escolas e entidades.
Resultados do plantio
Projeto Plantio Urbano plantou mudas em sete áreas da cidade. Fotos: Rodrigo Chagas
Ao total, foram efetuados plantio e reposição de 1.387 mudas durante este ano. O projeto Plantio Urbano contemplou diversas áreas da cidade entre ruas, avenidas e áreas públicas. Entre janeiro e outubro foram realizadas ações nas microrregiões do Centro, Porto, Navegantes, Luz, Baixada, Fátima e no balneário Santo Antônio.
Entre as 16 espécies plantadas estão ipê-amarelo, ipê-branco e ipê-roxo, pata-de-vaca, quaresmeira, cedro, paineiras camboim, araçá, aaticum, goiaba serrana, extremosa, caliandra, dedaleiro, jacarandá, cedro e pitangueiras
Conforme o diretor de Ações Ambientais da SQA, Eduardo Tejada, no planejamento para os próximos meses, cada muda será avaliada individualmente para a manutenção e, caso necessário, substituição. “No próximo plantio, que ocorre entre os meses de maio a agosto de 2024, está prevista a plantação de 3,5 mil mudas”, informa.
Podas melhoram a segurança
O trabalho de podas de correção realizado dentro do Ciclo Verde contribui não apenas para a saúde das árvores, mas também para garantir mais segurança à comunidade. Um exemplo disso é a intervenção feita na rua Rafael Pinto Bandeira, entre as ruas Senador Alberto Pasqualine e Cláudio Manoel Costa, no Areal. “Facilita na iluminação da rua. Também ajuda na hora de pegar o ônibus, enxergamos melhor”, comenta a aposentada Gilca Figueiredo.
Para a cozinheira Núbia de Sousa, moradora da região há mais de dez anos, a poda também melhorou o visual da rua. “As quadras ficaram bem mais bonitas”, afirma.
O programa Ciclo Verde
Lançado em 2021 pela Prefeitura, o programa Ciclo Verde Pelotas é baseado em três eixos: Bairro Verde, Compensatória Verde e Ação Verde. O Bairro Verde consiste no levantamento de demandas de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após, as equipes da SQA são redirecionadas para as localidades, a fim de avaliar as espécies arbóreas na região. Caso haja necessidade, são realizadas poda, supressão ou transplante das árvores. Posteriormente, é feito o plantio de mudas adequadas para o local, com o objetivo de rearborizar a área.
A Compensatória Verde busca reparar a perda de espécies arbóreas em virtude de ações da própria população e/ou de empreendimentos. Assim, a pessoa ou instituição que retirar árvores deverá fazer uma compensação por meio de doação, plantio e manutenção de mudas de árvores por dois anos. Todas as ações deverão ter aprovação técnica do Município.
A busca de entidades do terceiro setor para realizar, em conjunto com a SQA, o plantio de mudas em áreas verdes é o objetivo da Ação Verde. A ideia é aproximar a sociedade de entidades não governamentais para que possam construir um ambiente mais agradável na cidade.