Programa da Prefeitura realizou mais de seis mil doações de mudas desde o início deste ano

Ciclo Verde realiza mais de 12 mil ações de manejo arbóreo em 2023

Programa da Prefeitura realizou mais de seis mil doações de mudas desde o início deste ano
Por Carol Quincozes 14-11-2023 | 15:53:47
Tags: Ciclo Verde, mudas, plantio

Lançado em 2021 o programa promove ações de manejo árboreo em toda a cidade e somente este ano alcançou um total de 3,5 mil mudas plantadas. Fotos: Michel Corvello

Através do programa Ciclo Verde, a Prefeitura realizou 12 mil atividades de manejo arbóreo desde o início de 2023. Conforme os dados da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), de janeiro a outubro foram plantadas 1,3 mil mudas, e ainda, 10,1 mil árvores receberam podas de correção e outras 523 foram suprimidas. 

O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer comemora os resultados. “Estamos acompanhando os bairros, nos aproximando das pessoas e entidades. Nossa ideia é, até o final do ano, licitar um serviço de manejo arbóreo mais completo, veloz e estruturado, contemplando toda a cidade. A SQA sempre busca fazer mais, isso acaba engajando a população na pauta de arborização”, diz.

Além do trabalho de manejo, o programa contempla, ainda, as doações de mudas. Desde o início do ano, foram entregues à população 6,3 mil exemplares, tanto através de solicitações feitas pelo Sislam, como em parcerias com escolas e entidades. 

Resultados do plantio

Projeto Plantio Urbano plantou mudas em sete áreas da cidade. Fotos: Rodrigo Chagas

Ao total, foram efetuados plantio e reposição de 1.387 mudas durante este ano. O projeto Plantio Urbano contemplou diversas áreas da cidade entre ruas, avenidas e áreas públicas. Entre janeiro e outubro foram realizadas ações nas microrregiões do Centro, Porto, Navegantes, Luz, Baixada, Fátima e no balneário Santo Antônio.

Entre as 16 espécies plantadas estão ipê-amarelo, ipê-branco e ipê-roxo, pata-de-vaca, quaresmeira, cedro, paineiras camboim, araçá, aaticum, goiaba serrana, extremosa, caliandra, dedaleiro, jacarandá, cedro e pitangueiras

Conforme o diretor de Ações Ambientais da SQA, Eduardo Tejada, no planejamento para os próximos meses, cada muda será avaliada individualmente para a manutenção e, caso necessário, substituição. “No próximo plantio, que ocorre entre os meses de maio a agosto de 2024, está prevista a plantação de 3,5 mil mudas”, informa.

Podas melhoram a segurança

O trabalho de podas de correção realizado dentro do Ciclo Verde contribui não apenas para a saúde das árvores, mas também para garantir mais segurança à comunidade. Um exemplo disso é a intervenção feita na rua Rafael Pinto Bandeira, entre as ruas Senador Alberto Pasqualine e Cláudio Manoel Costa, no Areal. “Facilita na iluminação da rua. Também ajuda na hora de pegar o ônibus, enxergamos melhor”, comenta a aposentada Gilca Figueiredo. 

Para a cozinheira Núbia de Sousa, moradora da região há mais de dez anos, a poda também melhorou o visual da rua. “As quadras ficaram bem mais bonitas”, afirma.

O programa Ciclo Verde

Lançado em 2021 pela Prefeitura, o programa Ciclo Verde Pelotas é baseado em três eixos: Bairro Verde, Compensatória Verde e Ação Verde. O Bairro Verde consiste no levantamento de demandas de manejo arbóreo em microrregiões da cidade. Após, as equipes da SQA são redirecionadas para as localidades, a fim de avaliar as espécies arbóreas na região. Caso haja necessidade, são realizadas poda, supressão ou transplante das árvores. Posteriormente, é feito o plantio de mudas adequadas para o local, com o objetivo de rearborizar a área.

A Compensatória Verde busca reparar a perda de espécies arbóreas em virtude de ações da própria população e/ou de empreendimentos. Assim, a pessoa ou instituição que retirar árvores deverá fazer uma compensação por meio de doação, plantio e manutenção de mudas de árvores por dois anos. Todas as ações deverão ter aprovação técnica do Município.

A busca de entidades do terceiro setor para realizar, em conjunto com a SQA, o plantio de mudas em áreas verdes é o objetivo da Ação Verde. A ideia é aproximar a sociedade de entidades não governamentais para que possam construir um ambiente mais agradável na cidade.

Notícias Relacionadas

Fiscalização combate invasões na Mata do Totó

Fiscalização combate invasões na Mata do Totó

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Feira de adoção do Canil Municipal será realizada na Fenadoce

Feira de adoção do Canil Municipal será realizada na Fenadoce

Prefeitura inicia construção de corredores verdes da cidade

Prefeitura inicia construção de corredores verdes da cidade