
Começa a definição de cursos aguardados pela zona rural
A Prefeitura deu início ao levantamento de expectativas dos distritos quanto ao cronograma de cursos de capacitação, para 2024, a serem ministrados pela parceria entre o Município e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O 9º distrito, Monte Bonito, larga na frente nas solicitações.
Segundo informações da chefe do Setor de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), engenheira agrícola Rejane Jorge, em reunião realizada nesta semana, em Monte Bonito, produtoras rurais manifestaram interesse nos cursos de Panificação Caseira, Cultivo de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, Tortas e Docinhos, Aproveitamento Integral de Alimentos, e Artesanato.

Agricultoras do 9º distrito escolhem cursos de preferência - Foto: Divulgação/SDR
“A parceria da Prefeitura com o Senar vem de anos, e já estamos levantando as preferências de cursos para o ano que vem. Produtores da nossa zona rural beneficiam-se, cada vez mais, com as capacitações, que proporcionam conteúdo profissional teórico e prático em diversos ramos e certificação. Essa preparação capacita o agricultor a exercer uma atividade com base e conhecimento, abrindo caminho para agregar renda extra ao orçamento da família”, observa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
Rejane Jorge informa que, no mês que vem, as demandas da zona rural, em relação à oferta de cursos, devem ser apresentadas ao supervisor regional do Senar, Giovane Bolzone. Para as indicações do 9º distrito, as agricultoras Marialba Priebe, Ana Girlei Lemos e Zeli de Castro Galo participaram da reunião, quando também foram ajustados detalhes sobre o curso Bolachas e Salgados, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto naquela localidade.