Começam as obras da ciclofaixa da rua Doutor Amarante
A rua Doutor Amarante – opção de escoamento do trânsito proveniente do Centro, Fragata e zona norte em direção ao Areal e Laranjal – teve obras iniciadas, nesta semana. Com as intervenções, a via ganhará uma ciclofaixa e será revitalizado o trecho entre Marcílio Dias e Santos Dumont. O Município investe mais de R$ 235 mil para dar qualidade à Amarante, beneficiando ciclistas, condutores de veículos e os próprios pedestres, diante de um trânsito mais organizado e seguro.
Ciclofaixa e asfalto em trecho revitalizam a via - Fotos: Divulgação/Seplag
Os recursos para a obra têm origem na linha de crédito denominada Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), cujo agente é a Caixa Federal. Toda a execução do contrato transcorre sob reponsabilidade da Prefeitura, com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). As intervenções estão a cargo da Construtora Pelotense, com previsão de término no primeiro semestre de 2022.
“A ciclovia da rua Doutor Amarante cumprirá papel de suma importância na mobilidade urbana, inclusive constando no planejamento do Plano Municipal de Mobilidade, pois interligará os bairros Fragata e Três Vendas ao Laranjal e Areal, com segurança e qualidade”, observa o titular da Seplag, Roberto Ramalho.
Saiba o que vai mudar
O leito da rua Doutor Amarante, de meio-fio a meio-fio, entre Marcílio Dias e Santos Dumont, com calçamento de pedras irregulares, receberá pavimentação asfáltica e sinalização vertical e horizontal, que se estenderá da Marcílio até a avenida Domingos de Almeida.
A Amarante contará com uma ciclofaixa, à direita da pista, sentido do tráfego, acolhendo os ciclistas provenientes do Centro, do Fragata e da zona norte, em direção ao Areal e Laranjal. No trecho entre as ruas Andrade Neves e Padre Anchieta, correspondente ao Parque Dom Antônio Zattera, não haverá traçado da ciclofaixa. Os ciclistas poderão seguir o percurso na área do próprio parque, retomando a pista exclusiva após a Anchieta.
Para informar moradores e comerciantes da rua sobre os benefícios que estão a caminho e justificar possíveis transtornos em razão das obras, equipe do Setor Social da Seplag, integrada por assistentes sociais, está em visitas às residências e estabelecimentos, entregando material informativo.
Notícias Relacionadas
Prefeitura, UFPel e IFSul lançam o Pelotas Global e Copsul nesta semana
Prefeitura prepara megaevento para cultura negra em 2026
Marroni vistoria obra do Centro Esportivo e Comunitário Parque do Obelisco
Pelotas tem todos os projetos contemplados no PAC Mobilidade