
Companhia de Informática de Pelotas completa 33 anos
Localizada no Pelotas Parque Tecnológico (PPT), a Companhia de Informática de Pelotas (Coinpel), comemora nesta terça-feira (11), o seu aniversário de 33 anos de atividades. Aliada do Município na temática da inovação e do desenvolvimento, a empresa tem sido destaque em sistemas de agilidade e modernização. Exemplos disso são as iniciativas implantadas nos últimos anos, como o Centro de Processamento de Dados (Data Center) e o Painel Covid-19.
Criada em 1989, por meio da Lei Municipal n° 3.229/89, a Coinpel atua com o objetivo de viabilizar tecnologias de informação e comunicação na área da administração pública. A prefeita Paula Mascarenhas parabenizou a entidade e destacou a importância da instituição para o Município.
“A Coinpel chega aos seus 33 anos muito mais forte, conectada com a inovação, com as novas tecnologias e com o futuro da administração pública. Temos orgulho de ter investido significativamente na Coinpel, valorizando os servidores que lá atuam e reconhecendo o trabalho qualificado que desempenham, aprimorando nossas políticas públicas e tornando a administração mais eficiente e próxima do cidadão. Vida longa à Coinpel”, destacou a chefe do Executivo.
Com atualmente 120 sistemas desenvolvidos em uso, tanto para comunicação interna, quanto voltados à comunidade em geral, a Coinpel possibilita maior facilidade de acesso aos serviços prestados pela Prefeitura. Somente com os investimentos na área de processamento de dados, hoje é possível realizar a gestão de todas as informações digitais do Município em apenas um servidor.
Para o diretor-presidente da Coinpel, Leandro Félix, os avanços são reflexos de um trabalho voltado à melhoria dos sistemas municipais. “Isso tudo representa uma melhor qualidade nos serviços prestados, principalmente aqueles que afetam diretamente a vida do cidadão. A meta para 2023 é manter 100% dos serviços online, 24h por dia, independente de quedas de energia e rompimento de fibras”, afirmou o gestor.
Data Center
Juntamente com a reestruturação operacional, a Coinpel decidiu em 2019, construir seu próprio data center, reduzindo assim custos recorrentes de hospedagem e licenças de software. Através da implementação, Pelotas pode contar com mais agilidade, economia e uma melhor estrutura técnica dos seus sistemas.
Com a iniciativa já em funcionamento, o Município passou a economizar R$500 mil ao ano em contratos de serviços e licenças de software, além de hospedar os principais sistemas de atendimento aos cidadãos e empresas, de forma independente e com recursos técnicos próprios.
Painel Covid-19
Um dos principais destaques da Coinpel, especialmente no período da pandemia da Covid-19, foi a elaboração do Painel Covid. Através do software desenvolvido pela companhia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é possível acompanhar diariamente a situação da doença na cidade.
Além de possibilitar à população uma visualização mais ampla da gestão, a plataforma traz ainda o número de positivos, recuperados, novos casos, exames em análise, óbitos, taxas de letalidade e mortalidade do vírus, número de vacinas aplicadas, referente à 1ª e à 2ª dose, e a evolução diária de todos esses dados.
O software é atualizado todos os dias e pode ser acessado aqui