Imunização infantil tem alterações e a dose bivalente é liberada para nova faixa de público

Confira o cronograma de vacinação de 10 a 15 de abril

Imunização infantil tem alterações e a dose bivalente é liberada para nova faixa de público
Por Francine Neves 10-04-2023 | 16:04:18
Tags: Cronograma, Vacinação, Covid-19, Coronavirus

A Prefeitura de Pelotas divulga o cronograma de vacinação contra a Covid-19, de segunda-feira (10) a sábado (15). Além dos imunizantes contra o coronavírus, outros previstos no Calendário Nacional também podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Centro de Especialidades (exceto Covid-19), no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e nas bancas 16 e 17 do Mercado Central.

De segunda a sexta-feira, as doses são aplicadas no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas, das 8 às 20h; nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8 às 17h; no Centro de Especialidades, das 8 às 18h; ou em qualquer Unidade Básica de Saúde das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h, com exceção das UBSs Balsa e Jardim de Allah, que atendem apenas pela manhã. Aos sábados, a vacinação ocorre nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8h30min às 12h30min.

A segunda dose de reforço (4ª dose) dos imunizantes contra o coronavírus já está disponível para pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades. Imunossuprimidos, maiores de 18 anos, também podem receber a terceira dose de reforço, apresentando o atestado-padrão, que pode ser encontrado no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus, no menu vacinação > documentos.

Pfizer Baby está disponível nas UBSs

A partir desta segunda-feira (10), todas as UBSs de Pelotas passam a aplicar a Pfizer Baby em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Essa faixa etária, com e sem comorbidades, pode ser imunizada por livre demanda ou por agendamento no site da Prefeitura, pelo link https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao/agendar

Com o recebimento de novas doses de CoronaVac, todas as UBSs de Pelotas passam a completar o esquema vacinal (D2) das crianças de três e quatro anos, que tenham recebido o imunizante como primeira dose (D1).

Bivalente tem público ampliado

Seguindo a Nota Técnica 17/2023, Pelotas passa a vacinar, a partir desta segunda-feira, pessoas com 50 anos ou mais, com comorbidades, com a dose bivalente. Para esse grupo, não haverá exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a autodeclarada.

A aplicação do imunizante continua para idosos com 60 anos ou mais e imunossuprimidos ou com condição de imunossupressão com 12 anos ou mais, gestantes ou puérperas (até 45 dias pós-parto), além de profissionais da saúde. Para receber a dose, a pessoa deve ter concluído o esquema primário (D1 e D2) com a vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca). O intervalo mínimo entre a segunda dose monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de quatro meses.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional podem ser aplicadas no mesmo dia em adultos e crianças acima de seis meses. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação do imunizante contra o coronavírus e outros. 

Orientações para a vacinação

Notícias Relacionadas

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp