Trailer da vacina está em manutenção neste período

Confira o cronograma de vacinação de 6 a 11 de março

Trailer da vacina está em manutenção neste período
Por Rafaela Dutra 03-03-2023 | 16:51:02
Tags: Cronograma , Vacinação , Covid-19 , Coronavírus

A Prefeitura de Pelotas divulga o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana, de segunda-feira (06) a sábado (11). Além dos imunizantes contra o coronavírus, outros previstos no Calendário Nacional poderão ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades (exceto Covid-19), Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e nas bancas 16 e 17 do Mercado Central.

Foto: Rodrigo Chagas - Arquivo/Ascom

As doses poderão ser aplicadas no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas, das 8h às 20h; nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8h às 17h; no Centro de Especialidades, das 8h às 18h, ou em qualquer Unidade Básica de Saúde. No sábado, a vacinação ocorrerá nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8h30 às 12h30.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a melhor maneira de combater e frear o aumento dos casos de Covid-19 em Pelotas é por meio da imunização e, por isso, reforça a importância da vacinação e de manter o esquema vacinal atualizado. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com e sem comorbidades podem ser imunizados por livre demanda (apenas no Ambulatório da UCPel) ou por agendamento no site da Prefeitura, pelo link https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao/agendar.

A segunda dose de reforço (4ª dose) dos imunizantes contra o coronavírus está disponível para pessoas com 18 anos ou mais, com ou sem comorbidades. Imunossuprimidos, maiores de 18 anos, também podem receber a terceira dose de reforço, apresentando o atestado-padrão, disponível no site https://www.pelotas.com.br/coronavirus, no menu vacinação > documentos.

A aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada para idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas ou em situação de imunossupressão. Para receber a dose bivalente a pessoa deve ter concluído o esquema primário (D1 e D2) com a vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca). O intervalo mínimo entre a segunda dose monovalente (esquema primário ou reforços) e a bivalente deve ser de, no mínimo, quatro meses.

A SMS esclarece que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional podem ser aplicadas no mesmo dia em adultos e crianças acima de 6 meses. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação do imunizante contra o coronavírus e outros. A vacinação das segundas doses para crianças de 3 e 4 anos de idade seguem aplicadas, exclusivamente, no Mercado Central.

Notícias Relacionadas

UBS Navegantes retoma atendimentos nesta quinta-feira

UBS Navegantes retoma atendimentos nesta quinta-feira

7º UBS na Rua será no Posto Branco

7º UBS na Rua será no Posto Branco

UBS Sítio Floresta vai atuar com espaço ampliado

UBS Sítio Floresta vai atuar com espaço ampliado

Carreta da Saúde começa a atender pacientes da fila de espera

Carreta da Saúde começa a atender pacientes da fila de espera