
Confira o cronograma de vacinação para a próxima semana
A Prefeitura de Pelotas divulga o cronograma de vacinação contra a Covid-19, que se estende da segunda-feira (27) até o sábado (4). Além dos imunizantes contra o coronavírus, outros previstos no Calendário Nacional poderão ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades (exceto Covid-19), Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e nas bancas 16 e 17 do Mercado Central. Na próxima semana, a aplicação das doses bivalentes terá público-alvo ampliado e a vacina estará disponível nas UBSs do município.
As doses poderão ser recebidas no Ambulatório da Universidade Católica de Pelotas, das 8 às 20h; nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8 às 17h; no Centro de Especialidades, das 8 às 18h, ou em qualquer Unidade Básica de Saúde. No sábado, a vacinação ocorrerá nas bancas 16 e 17 do Mercado Central, das 8h30min às 12h30min.
Em relação à vacinação infantil, as doses destinadas ao público de seis meses a menores de cinco anos estarão disponíveis no Ambulatório da UCPel. Para crianças de três e quatro anos, os imunizantes contra a Covid-19 poderão ser encontrados no Mercado Central e, para a faixa etária de cinco a 11 anos, a vacina estará à disposição em todas as UBSs de Pelotas.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que a melhor maneira de combater o aumento dos casos de Covid-19 em Pelotas é por meio da imunização e, por isso, reforça a importância da vacinação e de manter o esquema vacinal atualizado. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, com e sem comorbidades, podem ser imunizadas por livre demanda (apenas no Ambulatório da UCPel) ou por agendamento, no site da Prefeitura, pelo link https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao/agendar.
A SMS esclarece que todas as vacinas previstas no Calendário Nacional podem ser aplicadas no mesmo dia em adultos e crianças acima de seis meses. Não há necessidade de intervalo entre a aplicação do imunizante contra o coronavírus e outros.
Vacinação com doses bivalentes avança em Pelotas
A partir de segunda-feira (27), a imunização com doses da Pfizer bivalente será ampliada no município. Além de idosos institucionalizados e de funcionários de casas geriátricas, serão vacinadas pessoas a partir de 12 anos, imunocomprometidas, e idosos com 70 anos ou mais, com pelo menos o esquema primário completo e com intervalo de, no mínimo, quatro meses da última dose recebida. As aplicações estarão disponíveis em todas as UBSs de Pelotas.
Para receber a imunização com a dose bivalente, a pessoa deverá comparecer à Unidade de Saúde portando documento de identidade com foto, cartão de vacinação e, no caso de imunocomprometidos, também o atestado simples que comprove a comorbidade.
Confira quais grupos de imunocomprometidos estão aptos para a vacinação bivalente
-Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea
-Pessoas vivendo com HIV (PVHIV)
-Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias
-Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10 kg
-Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobilógicos que levam à imunossupressão
-Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias)
-Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
-Pacientes oncológicos que realizam tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses
-Pessoas com neoplasias hematológicas
Notícias Relacionadas

Prefeitura está em processo de abertura de residências médicas e multiprofissionais

Atendimento da Farmácia Estadual está temporariamente suspenso

Saúde de Pelotas apresenta trabalhos em congresso em Gramado

UBS na Rua será no parque Dom Antônio Zattera dia 31