
Consórcio de Inspeção da Metade Sul é debatido na 96ª Expofeira
A Prefeitura está inserida no Seminário de Inspeção de Produtos de Origem Animal, na 96ª Expofeira. O evento se realizará nesta quinta (6) e sexta-feira (7), nos auditórios da Vetesul e do Senar respectivamente. Serão destaque as tratativas da construção do Consórcio de Inspeção da Metade Sul, com vistas à padronização de procedimentos e liberação do comércio entre os 22 municípios envolvidos.
“A partir da formalização do Consórcio, os 22 municípios da Metade Sul terão a inspeção de produtos de origem animal regida por legislação padronizada, uniforme, com manual de trabalho comum a todos”, observa o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz.
Palestras
Para esta quinta-feira, estão previstas, a partir das 16h, no auditório Vetesul, as palestras da representante da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Liége Furtado de Araújo, do extensionista rural da Emater/Ascar, Renato Cougo dos Santos, e do gerente da Regional Sul do Sebrae, Ciro Vives.
Na sexta-feira, a partir das 16h, no auditório Senar, as manifestações estarão por conta da representante da Universidade Federal de Pelotas, Bruna Draber, e do diretor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Telmo Lena.
“Consórcio de inspeção é um modelo que vem sendo imposto pelo Ministério da Agricultura, inclusive para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi)”, adianta Telmo Lena. A adesão ao Sisbi é condição para que os produtos possam ser comercializados além das fronteiras do município de origem.