Eleitores devem votar para que Pelotas e a região assegurem recursos no orçamento estadual

Consulta Popular 2021 já está aberta para votação

Eleitores devem votar para que Pelotas e a região assegurem recursos no orçamento estadual
Por Tânia Magalhães 23-11-2021 | 15:06:02
Tags: consulta popular, corede-sul, votação

A Consulta Popular 2021, promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul e pelos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Estado, já está aberta para votação, que se estenderá até o dia 30 deste mês. A área do Corede-Sul envolve 22 municípios e lança, neste ano, cinco propostas abrangendo turismo, setor primário e tecnologia. A Prefeitura de Pelotas, apoiadora do processo, pede a conscientização do eleitorado, para que vote e oportunize a conquista de recursos para impulsionar o desenvolvimento.

Por meio da Consulta Popular, as propostas mais votadas são selecionadas e garantem que os investimentos constem diretamente no orçamento do Estado. Neste ano, R$ 30 milhões serão disponibilizados para as 28 regiões dos Coredes. O eleitor poderá escolher somente uma proposta. Saiba quais são as do Corede-Sul.

1. Praia sustentável no município de Turuçu

2. Sinalização turística regional

3. Correção do Solo

4. Agroindústria familiar

5. Cidades inteligentes: pontos públicos de internet

O presidente do Corede-Sul, Ronaldo Clasen Maciel, explica que o Município, para passar para a próxima etapa de busca da inclusão de recursos no orçamento estadual, para contemplar a proposta desejada, precisa da participação ativa de, no mínimo, 2% do eleitorado na Consulta Popular. “O momento é de mobilização, para aumentar o número de votantes. Será selecionada a proposta que obtiver maior número de votos”, frisa.

O que é preciso para votar

O processo, neste ano, será totalmente virtual. Para votar em uma das propostas que contemplam Pelotas e a região na Consulta Popular, o eleitor precisa acessar o endereço consultapopular.rs.gov.br, e ter ao alcance o Título Eleitoral e o CPF. 

Propostas para votação - Fotos: Divulgação

Setor Primário

A Consulta Popular oferece duas propostas direcionadas ao setor primário – Correção do solo (3) e Agricultura familiar (4). O Município, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, incentiva o eleitorado a participar com o voto para o setor.

“O maior interesse do Município é que a proposta 3, de correção do solo, obtenha expressiva votação. Esse item é de grande demanda dos produtores e a Prefeitura licita a aquisição de calcário e providencia o frete em parceria com os agricultores. O processo é on-line e isso facilita, não sendo necessário se deslocar para votar”, observa o secretário Jair Seidel.

Turismo

Para a área do turismo, a sinalização turística regional – proposta 2 - é vista como incentivo ao crescimento do setor. Para o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, “Incrementar a sinalização turística da Costa Doce é uma soma para inserir o turista no ambiente e, a partir do conhecimento da localização, fazer com que ele se sinta cada vez mais seguro”.

Bazanella enfatiza que é importante a participação da comunidade no processo de Consulta Popular. “É uma oportunidade que se estabelece para que o eleitor formalize suas vontades em relação ao desenvolvimento.”

Notícias Relacionadas

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

9ª Feira Municipal do Morango deve começar no fim de outubro

Pelotas apresenta plano de trabalho ao Programa RS Qualificação Recomeçar

Pelotas apresenta plano de trabalho ao Programa RS Qualificação Recomeçar

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Projeto da ponte nova da Z3 tramita nas etapas legais

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros

Começam as definições do Sistema de Alerta para Pessegueiros