
Consultório de Rua intensifica abordagens em Pelotas
Com as fortes chuvas que atingiram a cidade desde a última quinta-feira (7), devido à chegada do ciclone extratropical ao sul do Estado, a equipe do Consultório da Rua intensificou as abordagens exclusivas à população em situação de rua com a distribuição de macacões impermeáveis para proteção, além de alimentos e atendimentos em saúde na unidade móvel. Nessa quinta-feira (14), 42 pessoas foram atendidas em frente ao Centro Pop e na quarta-feira (13), em frente à praça Coronel Pedro Osório, foram realizados 28 atendimentos.

Foto: Rodrigo Chagas
De acordo com coordenadora da Rede de Equidades, Bianca Medeiros, na quinta-feira, quando o período de chuvas se intensificou, a equipe do Consultório junto da Redução de Danos iniciaram as abordagens noturnas, com objetivo de convidar as pessoas em situação de rua para passar a noite na Casa de Passagem. Neste dia, conforme lembrou Bianca, muitos pediram por capas de chuva.
Os macacões comprados na época da pandemia do coronavírus pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela coordenação do serviço do Consultório na Rua e pasta da qual a Rede é vinculada, não foram utilizados. Por serem impermeáveis, os materiais foram distribuídos às pessoas em situação de rua na segunda-feira (11). Ao todo, foram mais de cem macacões entregues.
“Passamos a distribuir os macacões e intensificar as atividades voltadas a essa população, pois são pessoas extremamente vulneráveis. Convidamos para passar a noite na Casa de Passagem e informamos que a previsão durante esses dias era de muita chuva. Para aqueles que não querem ir até a Casa, já que ainda há resistência, pedimos para que se protejam, se abriguem e fiquem protegidos com os macacões durante o grande volume de chuva”, explicou Bianca.
Café, alimentos, conversa e acolhimento também são oferecidos dentro do ônibus do Consultório na Rua. Desde junho, a unidade percorre Pelotas e se fixa às quartas-feiras quase em frente à Bibliotheca Pública Pelotense disponibilizando consultas médicas, vacinação e testes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite. A mobilização de assistentes sociais, residentes da Medicina, enfermeiros e agentes redutores de dano teve como objetivo expandir o serviço exclusivo à população em situação de rua e conseguiu, com a união e doação dos profissionais da SMS, ser expandido.
A equipe passou, dessa forma, a oferecer café e alimentação para a população em situação de rua atendida pelo Consultório nos dias de chuvas intensas, graças à união e doação dos envolvidos. “Isso foi um diferencial, porque muitos chegavam e relataram que não haviam comida nada o dia inteiro, então ter mais essa possibilidade foi muito importante para eles neste momento”, frisou a coordenadora da Rede de Equidades,
A partir da próxima segunda-feira (18), a previsão é que a chuva retorne em Pelotas e, por isso, a equipe já está se organizando para intensificar ainda mais as atividades de acolhimento às pessoas em situação de rua.