
Consultório na Rua realiza atendimentos na praça Coronel Pedro Osório
A fim de expandir o serviço de atendimento em saúde, exclusivo para a população em situação de rua, a Prefeitura deu início, nesta quarta-feira (14), à nova estratégia com a unidade móvel do Consultório na Rua, estacionada na praça Coronel Pedro Osório. Todas as quartas-feiras, das 9h às 11h30min, o ônibus estará no local, quase em frente à Bibliotheca Pública Pelotense, oferecendo consultas médicas, vacinação e testes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite.
No primeiro dia de atendimento, foram ofertadas consultas médicas, com enfermeiras e assistentes sociais, além da aplicação de vacinas contra a Covid-19 e o vírus Influenza. Ao longo da manhã, 20 pessoas utilizaram os serviços.
Fotos: Rodrigo Chagas
Conforme explicou a coordenadora da Rede de Equidades, Bianca Medeiros, essa iniciativa foi articulada para as pessoas em situação de rua, que possuíam consultas médicas agendadas com o Município, pelas equipes em abordagens sociais, mas que não compareciam em função da distância das unidades ou por dificuldade física de se locomover até os locais. A Rede é vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela coordenação do serviço do Consultório na Rua.
“Essa é apenas uma primeira tentativa. Quando houver mais necessidade, pretendemos ampliar e, até mesmo, pensamos em expandir o atendimento para outros lugares da cidade a fim de captar mais pessoas”, frisou Bianca.
Com café e alimentos oferecidos a quem compareceu no local, a conversa e o acolhimento de parte das equipes também são importantes no processo. Enquanto os residentes da Medicina, enfermeiros e assistentes sociais prestavam os atendimentos no ônibus, os profissionais da Redução de Danos estavam nos arredores do Calçadão para avisar as pessoas em situação de rua que os serviços estavam disponíveis no local.

Foto: Rodrigo Chagas
Na quarta-feira (21), como adiantou Bianca, serão oferecidos testes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite. Os atendimentos serão por livre demanda, para garantir o acolhimento de todos.