
Conversas do Dia do Patrimônio tem edição especial
A Prefeitura de Pelotas convida a população a participar da edição extra de Conversas do Dia do Patrimônio 2023. O evento será na segunda-feira (24), às 17h, no Instituto Simões Lopes, à rua Dom Pedro II, 810, e as convidadas são a secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo, e Simone Neutzling, que falarão sobre os dez anos de Dia do Patrimônio em Pelotas.
Conheça as convidadas
Beatriz Araújo - de 1988 a 1992, esteve na direção do Theatro Sete de Abril em Pelotas. Duas vezes secretária de Cultura do Município, criou o Conselho Municipal de Cultura e o Sistema Municipal de Museus. Em 2018, coordenou a 11ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul. À frente da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), recriada em 2019, alterou a legislação de incentivo à cultura, duplicando investimentos na LIC RS. Desenvolveu projetos de recuperação predial e de acervos em todas as instituições da Sedac. Fortaleceu a relação com os municípios a partir do investimento por meio de editais com cotas regionais. Alterou a Lei do Conselho Estadual de Cultura, que passou a contar com representantes de todas as regiões do Estado. Atuou no Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Estado da Cultura, como vice-presidente, na defesa das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Simone Rassmussen Neutzling - É arquiteta e urbanista e criadora da Perene Patrimônio Cultural, empresa atuante nas áreas de arquitetura e urbanismo, patrimônio cultural e paisagem urbana, com escritório próprio desde 2001. Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal de Pelotas, onde concluiu o Mestrado em 2018. Entre os principais trabalhos desenvolvidos estão o Inventário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo (2016), Jaguarão e Bagé (2009); projeto de restauração do Castelo Simões Lopes (2017), do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), Porto Alegre (2015), do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma, Pelotas (2011), da Casa 8, Pelotas, atual Museu do Doce/UFPel, e da Catedral Metropolitana de Pelotas (2008).