Capacitações na área de eletricidade  e segurança do trabalho vão formar, inicialmente, cerca de 200 profissionais para atendimento ao mercado local

Curso em parceria com o Município tem aula inaugural

Capacitações na área de eletricidade e segurança do trabalho vão formar, inicialmente, cerca de 200 profissionais para atendimento ao mercado local
Por César Soares 10-10-2023 | 15:19:08
Tags: curso, pacitação, eletricista, aula inaugural, Ibec, prefeitura, vice-prefeito, Idemar Barz

O prefeito em exercício, Idemar Barz, participou, nesta segunda-feira (9), da aula inaugural do curso de qualificação nas áreas de eletricidade. A parceria firmada entre a prefeitura de Pelotas com o Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Tecnologia (Ibec) vai assegurar, pelo menos, 30 vagas gratuitas aos futuros profissionais. As aulas estão sendo realizadas no Pelotas Parque Tecnológico.

Aula inaugural do curso de eletricista. Fotos: Rodrigo Chagas

A capacitação está sendo viabilizada ainda com apoio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) que intermediou o espaço para a realização das aulas teóricas. Ao todo são cerca de 200 pessoas dentre homens e mulheres matriculados. 

Durante o ato que marcou o início das aulas, Idemar ressaltou a relevância da qualificação para as demandas atuais, especialmente, no mercado de fornecimento e distribuição de energia elétrica. “Quantas vezes ouvimos falar que vagas, empregos existem, mas o que falta é mão de obra qualificada e hoje conseguimos essa parceria e estamos tendo essa oportunidade de fazer com que essa turma aqui se capacite profissionalmente e quem sabe conclua o curso com vaga já encaminhada”, avaliou o vice-prefeito.

Essa expectativa foi o que motivou o jovem Bem-Hur dos Santos Gonçalves, de 26 anos, que atualmente é autônomo e quer muito uma nova qualificação para ingressar neste segmento. “É um curso muito completo e me chamou muito a atenção por ser uma área que gosto porque já trabalho em obra e percebo que sempre estão pedindo indicação de profissionais eletricistas. É um mercado bem aberto e espero concluir e conseguir uma colocação”, disse o estudante, bastante entusiasmado.

O CEO do Grupo Ibec, Reinaldo Soares, explicou que todo o processo de parceria com as empresas terceirizadas prestadoras de serviços à Equatorial e a chegada do Instituto a Pelotas se deu diante da crescente demanda de qualificação profissional, no setor de eletricidade, na região. “Com a privatização do setor, identificamos a alta demanda e percebemos que as empresas terceirizadas estavam importando mão de obra da Bahia e de outros estados em função da inexistência de escolas nesta área. Agora vamos capacitar e formar mão de obra local, gerando emprego e renda na região, já visando diversas oportunidades de contratação imediata”, detalhou Soares. 

O curso

A qualificação será composta de um carga horária total de 396 horas entre aulas teóricas e práticas, ministradas pela equipe de profissionais do Instituto. Já o aperfeiçoamento prático será realizado no espaço Azul Centro de Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (Acetap), oportunizado pela empresa Setup com 156 horas de prática e experimentação. Depois de aproximadamente três meses de curso, os participantes receberão o certificado de capacitação e estarão habilitados a atuar na área com um plano de carreira. 

As instruções começarão com o conteúdo teórico voltado para as capacitações técnicas em subáreas do setor de eletricidade e segurança do trabalho como: eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho, eletricista de linha viva, eletricista de rede de distribuição, eletricista predial, operador de guindauto (tipo de caminhão com sistema hidráulico articulado), operador de cesto aéreo, operador de empilhadeira, NR10 básico, NR10 SEP, NR35, supervisão e liderança. 

Também participaram da aula inaugural, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), e diretores e representantes de empresas terceirizadas prestadoras de serviços à CEEE Equatorial.

Notícias Relacionadas

Fatilab é lançado em Pelotas

Fatilab é lançado em Pelotas

XIV Jornada Jucisrs de Interiorização inicia na quarta (23), em Pelotas

XIV Jornada Jucisrs de Interiorização inicia na quarta (23), em Pelotas

Fatilab será lançado em Pelotas

Fatilab será lançado em Pelotas

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar

Pelotas está habilitada para o Programa RS Qualificação Recomeçar