
Curso sobre plantas medicinais chegará para moradores da zona rural
Parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) proporcionará, a moradores do interior do município, novo curso de formação. Trata-se do Básico de Plantas Medicinais, Condimentares e Aromáticas, cujo conteúdo será apresentado na segunda (22) e na terça-feira (23), no salão da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Colônia Cristal, Cascata, 5º distrito.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, “O curso favorecerá mais de uma dezena de moradores da colônia, gratuitamente, com conhecimentos e técnicas de aperfeiçoamento no cultivo e indicação de espécies específicas para terapêutica, para temperos e para aromatizar ambientes. A partir da base teórica e dos exemplos práticos apresentados em aula, quem se interessa por esse ramo terá muito mais oportunidades de comercialização, lucrando com a venda e ampliando a renda familiar”.
O curso será ministrado pela instrutora do Senar, Mariza Sandra Tavares. Os itens abordados serão a conceituação de plantas medicinais, condimentares e aromáticas e espécies mais cultivadas, além da infraestrutura para produção, como galpão e área coberta. Também serão tratadas as questões como multiplicação de plantas, preparo dos canteiros de mudas e do substrato, controle fitossanitário das principais pragas e doenças, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), colheita, secagem, armazenagem, embalagens e comercialização.
Eletricista Rural
Alunos colocaram ensinamentos na prática - Fotos: Divulgação/SDR
Nesta semana, de segunda-feira (15) a quarta-feira (17), realizou-se o curso de Eletricista Rural na mesma comunidade. Moradores da colônia adquiriram conhecimentos de conceitos em eletricidade, componentes básicos de instalações elétricas, tipos de instalações de condutores, manutenção de instalações, e de outros itens do ramo.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar, engenheiro agrícola Sérgio Zago, com aulas práticas e teóricas. A capacitação permite que os alunos utilizem as técnicas em suas propriedades e, ainda, prestem serviços na área da eletricidade rural, ampliando a renda familiar.